Sobre a Revista

História…

A ideia de lançar uma revista de antropologia remonta ao início das atividades do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar (PPGAS-UFSCar), no ano de 2007. Após o ingresso da segunda turma de mestrado, em 2008, os alunos passaram a se reunir para discutir o projeto, o que implicou pensar todas as etapas necessárias ao nascimento de uma revista: linha editorial, periodicidade, suporte [impresso ou eletrônico], diagramação, política de avaliação dos trabalhos recebidos, solicitação de registro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia [número ISSN]… até o nome que daríamos à revista. R@U é tanto a forma abreviada de Revista de Antropologia da UFSCar, como uma alusão ao conceito Maori que se tornou clássico na disciplina antropológica através das obras de Marcel Mauss. Em linhas gerais, este conceito (hau) significa “o espírito da coisa” e a sua extensão “metafórica” como r@u ilustra o “espírito” de nossa revista: uma publicação eletrônica cujo acesso é irrestrito e que se destina a apresentação e divulgação de pesquisas e trabalhos em Antropologia, procurando colocar o leitor em contato com os mais diversos temas e questões contemporâneos da área. A primeira edição da R@U foi lançada no início de 2009, efetivando-se como a revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar.

A proposta editorial da R@U se orienta pela premissa de que qualquer pesquisador da área de Ciências Sociais (e afins) poderá colaborar para a produção da revista, pois a submissão e publicação dos trabalhos não estão condicionados à titulação dos autores. Para tanto, criamos inclusive um espaço destinado aos relatos de pesquisas em andamento que consiste num convite a alunos de instituições de ensino superior, para que publiquem seus primeiros escritos acadêmicos. Tal iniciativa procura abrir espaços alternativos aos tradicionais foros de divulgação que oferecem aos iniciantes em antropologia, quando muito, os diminutos espaços dos painéis e resumos de eventos científicos.

Atualmente, a R@U é classificada como B1 pelo Qualis Periódicos da CAPES.

Periodicidade

A R@U recebe artigos, resenhas, cadernos de imagens e propostas de trabalho em regime de fluxo contínuo, publicando um novo número a cada semestre.

Quem pode colaborar?

As submissões podem ser feitas por qualquer pesquisador cujo trabalho dialogue com a disciplina antropológica e/ou com a área de Ciências Sociais. A revista já publicou inclusive artigos de filósofos, sociólogos e terapeutas ocupacionais. O que interessa à nossa linha editorial são as possíveis conexões entre áreas que partilhem temas e objetos de estudo, não obstante a diversidade de interesses, métodos e objetivos. Como o acesso é irrestrito e a revista não possui fins lucrativos, as colaborações também não são remuneradas. Todo o processo é feito por contatos eletrônicos, via e-mail, dispensando-se o autor de submeter o texto em vias impressas.