“O cavalo é quem te dá as dicas”

uma etnografia da relação entre domadores e cavalos no pampa brasileiro

Autores

  • Daniel Vaz Lima

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v5i1.139

Palavras-chave:

humanos e cavalos, técnicas de doma, modo de vida, trabalho

Resumo

Este artigo trata da interação entre humanos e animais na doma de cavalos no contexto do pampa brasileiro. A doma é um saber/fazer constituído de diferentes momentos nos quais se acionam a utilização de determinados artefatos, estabelecendo uma interação em que o cavalo e o humano aprendem formas de comunicação. De acordo com os interlocutores, cada domador tem suas escolhas técnicas que são acionadas a partir da relação estabelecida com o cavalo. No processo da doma é estabelecido uma interação em que o domador ensina o cavalo, e este, por sua vez, o ensina na habilidade da execução das técnicas, fazendo-o experienciar diferentes maneiras de praticar tal saber/fazer. Assim, o trabalho etnográfico estabelece uma discussão sobre a aprendizagem tanto dos domadores quanto dos cavalos que se dá por meio de uma continua incorporação de habilidades constituídas na experiência e na vivência das lides pastoris. 

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE CAVALOS CRIOULOS – ABCCC. 2015. “História da ABCCC”. Pelotas. Disponível em: <http://cavalocrioulo.org.br/institucional/historia>. Acesso em: 20 dez. 2015.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. 2014. “O pampa”. Brasília. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas/pampa>. Acesso: 9 mar. 2014.

FREIRE, Beatriz M. 2005. “O inventário e o registro do Patrimônio Imaterial: novos instrumentos de preservação”. Cadernos do LEPARQ: Textos de Arqueologia, Antropologia e Patrimônio, 2(3):11-20.

GONÇALVES, José R. S.; BITAR, Nina P.; GUIMARÃES, Roberta S. 2013. A alma das coisas: patrimônio, materialidade e ressonância. Rio de Janeiro: Mauad X/FAPERJ.

HOWES NETO, Guilherme. 2009. De bota e bombacha: um estudo antropológico sobre identidades gaúchas e o tradicionalismo. Dissertação de Mestrado, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria.

INGOLD, Tim. 2010. “Da transmissão de representações à educação da atenção”. Educação, 33(1):6-25.

______. 2012. “Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais”. Horizontes Antropológicos, 18(37):25-44.

JACQUES. Bayard B. 2008. Registros da eficiência da equitação gaúcha: primeiros escritos. Jaguarão: Autor.

LEAL, Ondina F. 1997. “Do etnografado ao etnografável: o “Sul” como área cultural”. Horizontes Antropológicos, 3(7):201-214.

LIMA, D.V. 2015. “Cada doma é um livro”: a relação entre humanos e cavalos no pampa sul-rio-grandense. Dissertação de Mestrado, ICH, Universidade Federal de Pelotas.

PAVÃO, Luna C. 2014. Montaria a cavalo: um convite ao estudo antropológico sobre a relação entre humanos e animais na equoterapia. Revista Latino-americana de Estudios Críticos Animales, 2:99-115.

RIETH, Flávia; KOSBY, Marilia; SILVA, Liza B.; RODRIGUES, Marta B.; DOBKE, Pablo; LIMA, Daniel V. 2013. Inventário nacional de referências culturais: lidas campeiras na região de Bagé, RS. 1. ed. Arroio Grande: Complexo Criativo Flor de Tuna. 356 p. (vol. 3).

RIETH, Flávia; RODRIGUES, Marta B.; SILVA, Liza B. 2015. “As lidas campeiras na região de Bagé/RS: sobre as relações entre homens, mulheres, animais e objetos na cultura campeira”. In: Fernanda V. Nummer & Maria C. C. C. França (eds.), Entre ofícios e profissões: reflexões antropológicas. Belém: GAPTA/UFPA.

ROBERTS, Monty. 2001. O homem que ouve cavalos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

SENNETT, Richard. 2013. O artífice. Rio de Janeiro: Record.

SILVA, Liza B. M. 2014. Entre lidas: um estudo de masculinidades e trabalho campeiro na cidade. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pelotas.

SOUZA, Juliana; ZARDIN, Manuela; SURITA, Vinicius; DUVAL, Eduardo; SILVERA, Isabella D. 2011. “Hospedarias para equinos na cidade de Pelotas: instalações e serviços oferecidos”. In: Anais do XX Congresso de Iniciação Científica / III Mostra Científica, Pelotas.

WAGNER, Roy. 2010. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify.

WEBER, Max. 2006. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Martin Claret.

Downloads

Publicado

01-06-2015

Como Citar

Lima, D. V. (2015). “O cavalo é quem te dá as dicas”: uma etnografia da relação entre domadores e cavalos no pampa brasileiro. Revista De Antropologia Da UFSCar, 5(1), 193–210. https://doi.org/10.52426/rau.v5i1.139

Edição

Seção

Dossiê Animalidades Plurais