A produção de discursos nas demandas de acesso e uso de áreas de preservação ambiental para rituais afro-brasileiros

Autores

  • Roberta Machado Boniolo

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v10i1.234

Palavras-chave:

religiões afro-brasileiras, espaço público

Resumo

A etnografia das reuniões do grupo Elos da Diversidade, formado por membros da sociedade civil e agentes públicos vinculado a um programa da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, entre dezembro de 2012 e março de 2014, possibilita pensar como o uso de conhecimentos administrativos, científicos e religiosos são empregados na administração de conflitos motivados pela presença de oferendas no Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma reflexão acerca do lugar dos coordenadores do grupo como produtores de discursos voltados tanto para os religiosos de matriz afro-brasileira quanto para os funcionários do parque e representantes do poder público, a fim de garantir a legitimidade (e legalidade) das práticas rituais na natureza. A controvérsia em torno das oferendas possibilita refletir sobre as limitações das competências discursivas dos religiosos afro-brasileiros no debate público, em diferentes situações de interação.

Referências

BONIOLO, Roberta Machado. 2014. “Um tempo que se faz novo”: o encantamento de uma política pública voltada à regulamentação dos rituais de religiões afro-brasileiras. Dissertação de Mestrado. PPGA, Universidade Federal Fluminense.

CARVALHO, José Jorge. 1999. “Um espaço público encantado. Pluralidade religiosa e modernidade no Brasil”. Série Antropologia, 249 (1): 2-22.

COPELOTTI, Lucía. 2016. Sobre (N)atureza(s) e cosmologias em disputa: controvérsias em torno das práticas rituais de religiões de matriz afro-brasileira no espaço público em Cachoeiras de Macacu. Dissertação de Mestrado. PPGA, Universidade Federal Fluminense.

CORRÊA, Aureanice; COSTA, Lara; BARROS, José Flávio (orgs.). 2013. A floresta: educação, cultura e justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond.

COSTA, Lara Moutinho. 2008. A Floresta Sagrada da Tijuca: Estudo de Caso de conflito envolvendo uso público religioso de Parque Nacional. Dissertação de Mestrado. EICOS, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DIEGUES, Antonio Carlos Santana. 2000. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec/Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras/USP.

FOUCAULT, Michel. 1996. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola.

LATOUR, Bruno. 2000. Ciência em ação – como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora Unesp.

MONTERO, Paula. 2012. “Controvérsias Religiosas e Esfera Pública: repensando as religiões como discurso”. Religião & Sociedade, 32 (1): 167-183.

NASCIMENTO, Graça. 2006. “Projeto Religião e Meio Ambiente”. In.: I Seminário de Educação, Cultura e Justiça Ambiental: Meio Ambiente e Espaços Sagrados no Contexto das Unidades de Conservação, Rio de Janeiro.

ORO, Ari. 2006. “The sacrifice of animals in Afro-Brazilian religions: analysis of a recent controversy in the Brazilian state of Rio Grande do Sul”. Religião & Sociedade, 25 (2): 1-14.

PNT (PARQUE NACIONAL DA TIJUCA). 2008. Plano de manejo. Rio de Janeiro: MMA/ICMBio.

PRANDI, Reginaldo. 1990. “Linhagem e legitimidade no candomblé paulista”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 14 (1):18-31.

RENOU, Mariana. 2011. “Oferenda e Lixo Religioso: como um grupo de sacerdotes do candomblé angola de Nova Iguaçu ‘faz o social’”. Dissertação de Mestrado. PPGAS, Museu Nacional.

RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado do Ambiente. 2011. Relatório de Atividades do Elos da Diversidade. Rio de Janeiro.

______. 2011. Decálogo das Oferendas. Rio de Janeiro.

______. 2014. Orixá é natureza. Cuidando das florestas e das águas: orientações para práticas culturais religiosas em unidades de conservação e Diversidade. Rio de Janeiro.

______. 2014. Cuidar da natureza respeitando orixás e entidades. Rio de Janeiro.

SANTOS, Eufrázia. 2005. Religião e Espetáculo: análise da dimensão espetacular das festas públicas do candomblé. Tese de Doutorado. PPGAS, Universidade de São Paulo.

SILVA, Mariana. 2012. “Orixás, guardiões da ecologia”: um estudo sobre conflito e legitimação das práticas religiosas afro-brasileiras em Porto Alegre. Dissertação de Mestrado. PPGAS, Universidade de São Paulo.

SILVA, Vagner Gonçalves. 2000. “As esquinas sagradas: o candomblé e o uso religioso da cidade”. In: J. Magnani & L. Torres (org.), Na metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo: EdUSP. pp. 88-123.

Downloads

Publicado

01-06-2018

Como Citar

Boniolo, R. M. (2018). A produção de discursos nas demandas de acesso e uso de áreas de preservação ambiental para rituais afro-brasileiros. Revista De Antropologia Da UFSCar, 10(1), 197–215. https://doi.org/10.52426/rau.v10i1.234

Edição

Seção

Dossiê Entre a Política e a Técnica: práticas de conhecimento em comparação