Jeitos de ser criança Sateré-Mawé

dos elementos da cultura aos determinismos sociais da escola urbana

Autores

  • Roberto Sanches Mubarac Sobrinho

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.283

Palavras-chave:

Crianças indígenas, educação, cultura

Resumo

A questão indígena, no cenário atual, tem conquistado espaços bastante significativos. Porém, estudos mais específicos com as crianças dos muitos povos nativos que ainda vivem nas terras brasileiras não têm alcançado o mesmo destaque. Esse texto traz à tona uma questão ainda mais frágil – a situação das crianças indígenas “urbanas” e suas relações com as escolas nas quais estudam. Nossa reflexão tem como base a pesquisa de doutoramento em educação que foi realizada em uma comunidade indígena na cidade de Manaus e em duas escolas públicas. Por isso, consideramos que educação e cultura, para esse grupo social de crianças, ainda representa um problema que se assenta entre a tradição e a reprodução ideológica, onde se evidencia fortemente um espaço de fronteiras. O debate está aberto e é a ele que nos propomos.

Referências

ALVARES, Gabriel O. 2005. "O ritual da tocandira entre os Sateré-Mawé: aspectos simbólicos do waumat". Série Antropologia 369. Brasília.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Tomas. 1985. A construção social da realidade. 9. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.

BERNAL, Roberto J. 2009. Índios Urbanos: processos de reconstrução das identidades étnicas em Manaus. Manaus, AM: EDUA.

BOURDIEU, Pierre. 2007. O Poder Simbólico. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

______. 2004. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP.

BHABHA, Homi K. 2005. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG.

CIMI. 2001. OUTROS 500: Construindo uma nova história. Conselho Indigenista Missionário – CIMI – São Paulo: Editora Salesiana.

COHN, Clarice. 2005. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

CORSARO, William A. 2002. "A Reprodução Interpretativa no Brincar ao 'Faz-de-conta' das Crianças". In: Educação, Sociedade e Cultura, nº 17. Porto: Afrontamento: 113 a 133.

DURKHEIM, Émile. 1980. As regras do método. Lisboa: Presença.

FREIRE, Maria do C. B. 2006. A criança indígena na escola urbana: um desafio intercultural. Dissertação de Mestrado em Educação, Manaus: UFAM.

FREIRE, Paulo. 2003. Educação como prática de Liberdade. 27.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FORQUIN, Jean-Claude. 1997. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre : Artes Médicas.

GEERTZ, Clifford. 1989. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC,

HALL, Stuart. 2005. Identidades Culturais na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.

LAHIRE, Bernard. 2004. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática.

MUBARAC SOBRINHO, Roberto S. 2011. Vozes Infantis Indígenas: as culturas da escola como elementos de (des)encontros com as culturas das crianças Sateré-Mawé. Manaus: Valer.

NASCIMENTO, Adir C. 2005. A cosmovisão e as representações das crianças Kaiowá-guarani: o antes e o depois da escolarização. Dourados-MS.

PEREIRA, Nunes. 2003. Os índios Maués. 2. ed. rev. Manaus. Editora Valer e Governo do Estado do Amazonas, (Série: Poranduba, 4).

POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENART, Jocelyne. 1998. Teorias da Etnicidade: seguidos de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. São Paulo: UNESP.

SANTOS, Boaventura de S. 2005. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdicío da experiência. 5. ed. São Paulo: Cortez.

SARMENTO, Manuel J.; CERISARA, Ana B. 2004. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infãncia e educação. Porto: ASA.

TASSINARI, Antonella M. I. 2001. "Escola Indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras de educação". In: SILVA, Aracy L. da; FERREIRA, Mariana (Orgs.). Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. São Paulo: Global: 44-70.

______. 2007. Concepções indígenas de infância no Brasil. Campo Grande – MS: Tellus, ano 7, n. 13: 11-25.

Downloads

Publicado

01-06-2019

Como Citar

Sobrinho, R. S. M. (2019). Jeitos de ser criança Sateré-Mawé: dos elementos da cultura aos determinismos sociais da escola urbana. Revista De Antropologia Da UFSCar, 11(1), 232–252. https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.283

Edição

Seção

Dossiê: Crianças e Infâncias Indígenas