Efeitos e afetos entre pessoas e fotografias

Autores

  • Rafael F. A. Bezzon

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v10i1.269

Palavras-chave:

afetos, antropologia visual, arquivo, efeitos, imagem

Resumo

Esse texto se propõe a refletir sobre a experiência de pesquisa junto ao Arquivo Miyasaka, localizado na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, através do que enuncio como “encontros fotográficos” - situações de grande significância vivenciadas junto ao arquivo, as pessoas e as imagens. Partindo da perspectiva teórica e metodológica conhecida como “Virada Fenomenológica” nos estudos antropológicos com fotografia, proponho refletir sobre esses eventos significativos através dos afetos e efeitos experienciados e vividos durante as relações estabelecidas que permitiram o encontro de outras imagens e suas diferentes formas expressivas, ou seja, não só as fotografias, mas as lembranças e memórias evocadas e narradas através do contato com determinadas fotos.

Referências

AGIER, Michel. 2015. Encontros etnográficos: interação, contexto, comparação. 1. Edição, São Paulo: Editora Unesp; Alagoas: Edufal.

BANKS, Marcus. 2009. Dados visuais para pesquisa qualitativa. 1.Edição, Porto Alegre: Artmed.

BARTHES, Roland. 2011. A câmara clara: nota sobre a fotografia. 3. Edição, Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

BRUNO, Fabiana. 2008. Antropologia e Poética: Fotobiografia ou Imagens da Memória no Tempo da Velhice. In: 26 ª Reunião Brasileira de Antropologia, Porto Seguro, Bahia.

CHIARELLI, Domingos Tadeu. 1980. Artes plásticas em Ribeirão Preto: uma interpretação da arte e sociedade num município do interior paulista. São Paulo: USP. (Relatório número 4 – Disponível na biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo).

COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues da. 2004. A fotografia moderna no Brasil. 1. Edição, São Paulo: Cosac Naify.

CUNHA, Olívia Maria Gomes da. 2004. “Tempo imperfeito: uma etnografia no arquivo”. MANA, Rio de Janeiro, v.10, n.2, p.287-322.

______. 2005. “Do ponto de vista de quem? Diálogos, olhares e etnografias dos/nos arquivos”. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, 36:7-32.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. 1998. Diálogos. 1. Edição. São Paulo: Editora Escuta.

EDWARDS, Elizabeth. 1996. “Antropologia e Fotografia”. Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, 2:11-28.

______. 2001. “Photography and the Performance of History”. Visual History, 27:15-29.

______. 2001. “Tracing photography”. In. BANKS, Marcus & RUBY, Jay (orgs). Made to be seen: perspectives on the history of visual anthropology. 1. edição, Chicago: University of Chicago Press.

______. 2012. “Objects of affect: Photography beyond the image”. Annual Review of Anthropology, 41:221-234.

FAVRET-SAADA, Jeanne. 2005. “Ser afetado”. Cadernos de Campo, São Paulo, 13:155-161.

HARPER, Douglas. 2012. Visual Sociology. 1. Edição, New York: Routledge.

L’ABÉCÉDAIRE de Gilles Deleuze. Direção: Pierre André Boutang. [S.1.]: Éditions Montparnasse, 2004. 3 DVD (453 min), PAL, color.

LEITE, Miriam Moreira. 1993. Retratos de Família: leitura da fotografia histórica. 1. Edição, São Paulo: EDUSP.

MIYASAKA, Tereza Keiko Murakawa; MIYASAKA, Elza Luli (org.). 2006. Ribeirão Preto pelo olhar de Tony Miyasaka. 1. Edição, Ribeirão Preto: E.L.

PEIXOTO, Clarice Ehlers. 1999. “Les Archives de la Planète: imagens da coleção Albert Kahn”. Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, 8(1):117-132.

STRATHERN, Marilyn. 2014ª. “Artefatos da História: os eventos e a interpretação de imagens”. In. O efeito etnográfico e outros ensaios, 1. Edição, São Paulo: Cosac Naify.

______. 2014b. “O efeito etnográfico”. In. O efeito etnográfico e outros ensaios, 1. Edição, São Paulo: Cosac Naify

Downloads

Publicado

01-12-2018

Como Citar

Bezzon, R. F. A. (2018). Efeitos e afetos entre pessoas e fotografias. Revista De Antropologia Da UFSCar, 10(1), 388–407. https://doi.org/10.52426/rau.v10i1.269