Atravessando as fronteiras de um mercado global

trabalho e diferença na selva alta peruana

Autores

  • Ricardo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.304

Palavras-chave:

trabalho, rural, mercados, tradução, Peru

Resumo

As últimas décadas registraram uma forte expansão no cultivo de cafés certificados como “orgânicos” entre os cafeicultores peruanos, um movimento que tem implicado numa mudança nas suas formas de trabalho, e que vem sendo conduzido pelos funcionários das suas cooperativas. Este artigo procura olhar para essa transformação produtiva como um meio para entender como se dá a crença dos produtores nas ações e nas falas desses profissionais. Os primeiros costumam desconfiar dos trabalhadores não rurais, identificados com as atividades – técnicas ou administrativas – envolvidas na comercialização de seus grãos. O texto mostra que a confiança entre os produtores e os “técnicos” (que intermediam suas relações com as normas internacionais de produção orgânica e a perspectiva dos consumidores) é construída através de um processo pedagógico marcado por uma metamorfose de pontos de vista, no qual as suas diferenças – historicamente irredutíveis – são diluídas.

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. 1992. Paradigmas do Capitalismo Agrário em questão. São Paulo: Hucitec.

CRUZ, Ricardo. 2013. “Governo militar e o movimento social dos produtores de café no Peru (1968-1980): cooptação ou aliança?” Cadernos CERU, 24.

GEERTZ, Clifford. 2002. Obras e Vidas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

HANNERZ, Ulf. 1997. “Fluxos, fronteiras, híbridos: palavras-chave da antropologia transnacional”. Mana. vol.3, n.1.

INGOLD, Tim. 1993. “The art of translation in a continuous world”. In: Beyond Boundaries.

PÁLSSON, Gísli. Oxfor/Providence: Berg.

JAFFEE, Daniel. 2007. Brewing Justice: Fair trade coffee, sustainability, and survival. Berkeley: University of California Press.

JUNTA NACIONAL DEL CAFÉ. 2005. Agenda. Lima: JNC.

RAYNOLDS, Laura & WILKINSON, John. 2007. Fair Trade: The challenges of transforming globalization. London: Routledge.

MARTINS, José de Souza. 1975. Capitalismo e tradicionalismo. São Paulo: Pioneira.

SCHWARZ, Laura. 2005. Caracterización de la producción de café orgánico en Perú. Lima: Junta Nacional del Café.

SHOEMAKER, Robin. 1981. The Peasants of El Dorado: Conflict and Contradicton in a Peruvian Settlemet. Cornell Universiy Press. Ithaca and London.

VELHO, Otávio. 2007. Mais realistas do que o Rei – Ocidentalismo, religião e modernidade alternativas. Rio de Janeiro: Topbooks.

WILKINSON, John. 2002. “Os gigantes da indústria alimentar entre a grande distribuição e os novos clusters a montante”. Estudos Sociedade e Agricultura, 18.

WOLF, Eric. 2003. Antropologia e poder. Campinas: Editora da Unicamp.

Downloads

Publicado

01-06-2019

Como Citar

Cruz, R. (2019). Atravessando as fronteiras de um mercado global: trabalho e diferença na selva alta peruana. Revista De Antropologia Da UFSCar, 11(1), 624–647. https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.304