A vida das Rendas de Bilros em Ilha Grande, Piauí

Autores

  • Ana Carolina de Campos Almeida

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v12i2.347

Palavras-chave:

Casa das Rendeiras, renda de bilros, desenhos, experimento

Resumo

Neste artigo, faço a apresentação de alguns materiais e gestos que compõem o ofício de fazer rendas de bilros em uma associação de rendeiras em Ilha Grande, Piauí, Brasil. Concentro-me em descrever os desenhos feitos pelas rendeiras nos moldes de papelão e, a partir desses desenhos, trago os meus próprios para mostrar alguns movimentos do ofício de rendar. Por fim, descrevo um experimento que fiz com rendas de bilros a partir da técnica de relevo seco ou marcas d´água para tornar visíveis algumas linhas dos desenhos das rendas de bilros prontas.

Referências

ALMEIDA, Ana Carolina de Campos. 2014. Tecendo investigações sobre rendas: o trocar dos bilros no Piauí. Dissertação de mestrado. PPGAS, Universidade Estadual de Campinas.

______. 2018. A vida das rendas de bilros em Ilha Grande, Piauí. Tese de doutorado. PPGAS, Universidade Estadual de Campinas.

INGOLD, Tim. 2007. Lines: a brief history. Routledge: London and New York.

______. 2011. Redrawing Anthropology: Materials, movements, lines. Aldershot: Ashgate Publishing.

______. 2013. Making: Anthropology, archaeology, art and architecture. Routledge: London and New York.

Downloads

Publicado

01-12-2020

Como Citar

Almeida, A. C. de C. (2020). A vida das Rendas de Bilros em Ilha Grande, Piauí. Revista De Antropologia Da UFSCar, 12(2), 45–59. https://doi.org/10.52426/rau.v12i2.347

Edição

Seção

Dossiê: Etnografia e o desafio da Grafia