Salve geral

áreas urbanas, instituições prisionais e unidades de internação da Fundação CASA em comunicação

Autores

  • Fábio Mallart

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v3i1.49

Palavras-chave:

PCC, Fundação CASA, salve geral

Resumo

A atuação de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) dentro e fora do sistema penitenciário paulista configura-se como fenômeno social recente. No texto que ora apresento, tendo como ponto de partida os “ataques do PCC”, realizados em maio de 2006, pretendo refletir sobre as relações estabelecidas entre membros do Comando, também conhecidos como irmãos, e adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação CASA. Para tanto, discorro sobre o Salve Geral, categoria “nativa” que aponta para a existência de conexões entre áreas urbanas, instituições prisionais e unidades de internação para adolescentes.

Referências

BIONDI, Karina. Junto e misturado: uma etnografia do PCC. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2010. 245 p.

BOURDIEU, Pierre. Por uma ciência das obras. In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996. 231 p.

DIAS, Camila Caldeira Nunes. A igreja como refúgio e a bíblia como esconderijo: religião e violência na prisão. São Paulo: Humanitas, 2008. 294 p.

DOWDNEY, Luke. Crianças do tráfico: um estudo de caso de crianças em violência armada organizada no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003. 270 p.

FELTRAN, Gabriel de Santis. Trabalhadores e bandidos: categorias de nomeação, significados políticos. Revista Temáticas, ano 30, v.15, p.11-50, 2007.

_________________________. Fronteiras de tensão: um estudo sobre política e violência nas periferias de São Paulo. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Estadual de Campinas, 2008.

KOFES, Suely. Itinerário, em busca de uma trajetória. In: Uma trajetória, em narrativas. Campinas: Mercado de Letras, 2001. 192 p.

MARQUES, Adalton. Crime, proceder, convívio-seguro: um experimento antropológico a partir de relações entre ladrões. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, 2009.

MIRAGLIA, Paula. Rituais da violência: a febem como espaço do medo em São Paulo. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, 2001.

Downloads

Publicado

01-06-2011

Como Citar

Mallart, F. (2011). Salve geral: áreas urbanas, instituições prisionais e unidades de internação da Fundação CASA em comunicação. Revista De Antropologia Da UFSCar, 3(1), 293–314. https://doi.org/10.52426/rau.v3i1.49

Edição

Seção

Dossiê Jovens em conflito com a lei