O rádio na interlocução com os valores dos trabalhadores:

os “casos” em um programa popular

Autores

  • Simoni Lahud Guedes

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v2i1.19

Palavras-chave:

casos, radio, cultura de trabalhadores, família

Resumo

No contexto de uma série de investigações acerca das formas de retenção e transmissão da experiência entre trabalhadores urbanos do Grande Rio, são analisados, neste artigo, alguns dos casos apresentados em um programa radiofônico de grande audiência: o “Show do Pedro Augusto,” que vai ao ar diariamente na Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Estes casos que, no ano de 1997, quando foram coletados, abriam o programa, são narrados e dramatizados pelo próprio radialista. São, sempre, selecionados da crônica policial recente da cidade, envolvendo, todos, elementos de grande dramaticidade, resultando, em geral, em morte. Mas contém cada um deles, a par de sua aparente especificidade, a reafirmação de um conjunto de valores de referência dos trabalhadores. Através destes casos será possível demonstrar a constante reafirmação dos valores associados à família, ao desempenho “correto” dos papéis
familiares centrados numa ótica hierárquica de gênero, e, mais ainda, a reafirmação do valor do trabalho como forma de sobrevivência. O estímulo à crença no valor do trabalho é, provavelmente, o eixo de significação central dos diversos casos.

Referências

BERGER, Arthur Asa. Narratives in Popular Culture, Media, and Everyday Life. London: Sage Publications, 1996.

BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. A Construção social da realidade. Tratado de Sociologia do Conhecimento, Petrópolis: Vozes, 1973.

CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano: 1. Artes de fazer, Petrópolis: Vozes, 1994.

COSTA, Maria Tereza P. O Programa Gil Gomes. A Justiça em Ondas Médias. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.

DUARTE, Luiz Fernando Dias. Da vida nervosa nas classes trabalhadoras urbanas, Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Brasília: CNPq, 1986.

DUMONT, Louis. O valor nos modernos e nos outros, O Individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna, Rio de Janeiro: Rocco, 1985.

ESCH, Carlos Eduardo. Do microfone ao plenário: o comunicador radiofônico e seu sucesso eleitoral. In Bianco, Nélia e Moreira, Sônia (orgs.), Rádio no Brasil: tendências e perspectivas. Rio de Janeiro: EdUerj; Brasília: UnB, 1999.

GUEDES, Simoni Lahud. A exemplaridade do extraordinário: o lugar dos casos na memória dos trabalhadores. In: II Encontro Nacional de História Oral, 1994, Rio de Janeiro. Documentação Oral e Multidisciplinaridade; Rio de Janeiro: 1994.

GUEDES, Simoni Lahud. A pedagogia dos casos: experiência e memória na vida dos trabalhadores urbanos. In: XTH International Oral History Conference, 1998a, Rio de Janeiro. Oral History: Challenges For the 21st Century - Xth International Oral History Conference - Proceedings. Rio de Janeiro: 1998. v.01. p.52-59.

GUEDES, Simoni Lahud. Jogo de Corpo: um estudo de construção social de trabalhadores. Niterói: Eduff, 1997.

GUEDES, Simoni Lahud. Os casos de cura divina e a construção da diferença. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v.9, p.47-62, 1998b.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. São Paulo: Companhia Editora Nacional, Edusp, 1970.

LIMA, Francisco Assis de Sousa. Conto popular e comunidade narrativa. Rio de Janeiro: Funarte, Instituto Nacional do Folclore, 1985.

LOPES, Adriana Carvalho. Violência contra mulheres na mídia impressa. In Suárez, Mireya e Bandeira, Lourdes (orgs.), Violência, gênero e crime no Distrito Federal. Brasília: Paralelo 15, Editora da UnB, 1999.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Brasiliense, 1984.

ONG, Walter - Oralidade e cultura escrita, Campinas: Papirus, 1998.

SAHLINS, Marshall - Historical metaphors and mythical realities, Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1994.

SAHLINS, Marshall - Ilhas de história, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. SILVA, Edilson M. Almeida da. “Pra quem tem fraco por programa forte”. Construção de estereótipos e ocorrências policiais no programa Patrulha na Cidade. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública, Universidade Federal Fluminense, 2001.

SILVA, Edilson M. Almeida da. Patrulhando a cidade: o valor do trabalho e a construção de estereótipos em um programa radiofônico. 2000. Dissertação (Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF.

THOMPSOM, E. P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Downloads

Publicado

01-06-2010

Como Citar

Guedes, S. L. (2010). O rádio na interlocução com os valores dos trabalhadores:: os “casos” em um programa popular. Revista De Antropologia Da UFSCar, 2(1), 7–23. https://doi.org/10.52426/rau.v2i1.19