@kwẽ-Xerente

da história das tecnologias nas aldeias à indigenização da modernidade

Autores

  • Elvio Juanito Marques de Oliveira Júnior

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v11i2.325

Palavras-chave:

Akwẽ-Xerente, tecnologias, história, ressignificação

Resumo

O povo Akwẽ-Xerente, habitantes do cerrado brasileiro, se vê, desde a década de 60, diante de um novo cenário, o das tecnologias. No entanto, a escassez de documentação sobre a historicidade desse processo tecnológico nas aldeias culminou neste presente artigo. Para tanto, utilizou-se o método etnográfico para melhor compreensão do corpus, que busca ainda relatar com a colaboração de anciões, caciques e moradores das aldeias Salto e Porteira a apropriação das tecnologias de comunicação e informação e presença destes no ciberespaço, além de uma breve discussão sobre a “indigenização da modernidade”. Contudo, os Akwẽ, ao se apropriarem desses processos tecnológicos e ao se fazerem presentes no universo digital, ressignificam as suas tradições, paralelo à manutenção de seus elementos culturais próprios.

Referências

ANJOS, Ana Carolina Costa dos; FRAGA, Camila Komatsuzaki; NILO, Adriana Tigre Lacerda.

“A Cultura Xerente e a Influência da Mídia no Redimensionamento dos Contextos Interativos na Aldeia Porteira no Tocantins”. In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, Goiânia.

BARROSO, Lidia Soraya Liberato. 2016. “As pequenas pegadas na história dos senhores do mundo: as crianças Akwe”. In: M. Machado (org.), Cultura e História dos Povos Indígenas – Formação, Direitos e Conhecimento Antropológico. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora.

BARTH, Frederick. 1976. Los Grupos étnicos e sus fronteras: la organización social de las diferencias culturales. México: Fondo de La Cultura Económica.

DEMARCHI, André Luis Campanha. 2014. Kukràdjà Nhipêjx: Fazendo Cultura. Beleza, Ritual e Políticas da Visualidade entre os Mebêngôkre – Kayapó. Tese de Doutorado. PPGSA, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DI FELICE, Massimo; PEREIRA, Eliete da Silva. [2004?]. O digitalnativo: a presença indígena na rede. Disponível em <http://docplayer.com.br/15390877-O-digitalnativo-a-presenca-indigena-narede.html>.

DSEI-TO. 2017. Distrito Especial Sanitário Indígena do Tocantins. Sistema de Informação Interna. Dados sobre os Xerente.

FLICK, Uwe. 1995. Qualitative Forschung: Theorie, Methoden, Anwendung in Psychologie und Sozialwissenschaften. Reinbek: Rowohlt.

GONÇALVES, Marco Antonio. 2010. “Zonas de Contato: quando ‘cultura’ se torna um conceito nativo (Os índios na contemporaneidade)”. In: M. A. Gonçalves, Traduzir o outro: etnografia e semelhança. Rio de Janeiro: 7 Letras.

HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari; TADEU, Tomaz. 2009. Antropologia do Ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica.

LEMOS, André. 1997. Ciber-socialidade: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Logos. 4(6): 1-5.

______. 2005. “Ciber-Cultura-Remix”. In: Cinético Digital, São Paulo.

LEMOS, André; LÉVY, Pierre. 2010. O Futuro da Internet: em direção a uma Ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus.

LÉVY, Pierre. 1999. Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

MALINOWSKI, Bronislaw. 1976. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril.

MARINHO, Leilane Leal. 2016. O Krahô na rede e a Associação Centro Cultural Kàjre. Dissertação de mestrado. PPGCiamb, Universidade Federal do Tocatins.

MELO, Valéria M. C. 2016. O movimento do mundo: Cosmologia, alteração e xamanismo entre os Akwẽ-Xerente. Tese de doutorado. PPGAS, Universidade Federal do Amazonas.

MESQUITA, Rodrigo. 2009. Empréstimos linguísticos do português em Xerente Akwe. Dissertação de mestrado. PPGLL, Universidade Federal de Goiás.

MILHOMEM, Maria Santana F. dos Santos. 2011. Enfoques de gênero no contexto indígena Xerente: algumas constatações. Caderno Espaço Feminino, 24(1): 103-121.

NILO, Adriana Tigre Lacerda. 2010. “A mídia como fator de redimensionamento das tradições indígenas e construção da memória da cultura Xerente - uma análise da aldeia Porteira”. In: I Encontro de História da Mídia da Região Norte, Palmas.

PAIXÃO, Cláudio Chaves; NILO, Adriana Tigre Lacerda. 2013. “A audiência televisiva entre os índios Xerente da aldeia Porteira”. In: 9° Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Tocantins, Palmas.

PEREIRA, Eliete da Silva. 2007. Ciborgues Indígen@as.br: a presença nativa no ciberespaço. Dissertação de Mestrado. PPGECsA, Universidade de Brasília.

______. 2008. “Ciborgues indigen@s.br: entre a atuação nativa no ciberespaço e as (re) elaborações étnicas indígenas digitais”. In: II Simpósio Nacional da ABCiber, São Paulo.

______. 2013. O local digital das culturas: as interações entre culturas, mídias digitais e territórios. Tese de doutorado. PPGCOM-ECA, Universidade de São Paulo.

RECUERO, Raquel da Cunha. 2009. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina.

SÁNCHEZ, Waldo Lao Fuentes. 2015. “O movimento zapatista: na construção da sua autonomia”. Diversitas, 3(4): 224-251.

SAHLINS, Marshall. 1997. O ‘pessimismo sentimental’ é a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ‘objeto’ em via de extinção. Mana, 3(1): 41-73.

SCHROEDER, Ivo. 2010. "Os Xerente: estrutura, história e política". In: Sociedade e Cultura, 13(1): 67-78.

THOMPSON, John B. 2008. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes.

TORRES, Juliana Cutolo. 2008. “Cyborgcracia: entre gestão digital dos territórios e redes sociais digitais”. In: M. Di Felice (org.), Do Público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora.

WOLTON, Dominique. 2004. Pensar a comunicação. Brasília: Editora UNB.

Downloads

Publicado

01-12-2019

Como Citar

Oliveira Júnior, E. J. M. de. (2019). @kwẽ-Xerente: da história das tecnologias nas aldeias à indigenização da modernidade. Revista De Antropologia Da UFSCar, 11(2), 356–379. https://doi.org/10.52426/rau.v11i2.325

Edição

Seção

Outras imagens do pensamento para a etnologia dos povos Jê do Brasil Central