O que a Reforma Psiquiátrica Brasileira produziu?

Sobre tecnologias psicossociais e categorias antimanicomiais

Autores

  • Martinho Silva

Palavras-chave:

saúde mental, categorias sociais, políticas públicas

Resumo

Este ensaio sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira procura compreendê-la a partir de uma perspectiva foucaultiana, destacando o que esse processo sócio-histórico produziu, e não o que deixou de fazer. Principalmente com base nos resultados de pesquisas desenvolvidas pelo autor na última década, na interface entre saúde mental, justiça criminal e direitos humanos, são apresentadas algumas transformações tanto nas práticas em curso nos serviços quanto nas propostas elaboradas no âmbito das políticas públicas de saúde mental, particularmente as técnicas de poder nos Centros de Atenção Psicossocial e as nomeações oficiais criadas para abordar populações e estabelecimentos no Ministério da Saúde. Tecnologias psicossociais, tais como a referência do usuário e do familiar ao serviço, e categorias antimanicomiais, tais como a de pessoa adulta portadora de transtorno mental em conflito com a lei, ganham relevo neste tipo de análise, mais do que a presença ou ausência de serviços extra-hospitalares, leitos e lógicas manicomiais no território nacional. 

Referências

AMARANTE, Paulo. 1995. Loucos pela Vida – A Trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz.

ANDRADE, Luis Odorico. 2006. O Dilema da Intersetorialidade. São Paulo: Hucitec.

ARBEX, Daniela. 2013. Holocausto Brasileiro. São Paulo: Geração Editorial.

ASSIS, Aisllan. 2014. Viver livremente: Trajetos e Passagens de Uma Fuga do Cuidado. Dissertação de Mestrado, IMS-UERJ.

BASAGLIA, Franco. 1985. A Instituição Negada. Rio de Janeiro: Graal.

BEZERRA JR., Benilton. 1992. “Da Verdade à Solidariedade: A Psicose e os Psicóticos”. In: Bezerra Jr., B. e Amarante, P. (orgs.) Psiquiatria sem Hospício: Contribuições ao Estudo da Reforma Psiquiátrica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, pp. 31-40.

BIRMAN, Joel. 1992. “A Cidadania Tresloucada – Notas Introdutórias sobre a Cidadania dos Doentes Mentais”. In: Bezerra Jr., B. e Amarante, P. (orgs.) Psiquiatria sem Hospício: Contribuições ao Estudo da Reforma Psiquiátrica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, pp. 71-90.

CAMPOS, Gastão. 1999. “Equipe de Referência e Apoio Especializado Matricial: Um Ensaio sobre a Reorganização do Trabalho em Saúde”. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 4 (2): 393-403.

CARVALHO, Salo de. 2013. Penas e Medidas de Segurança no Direito Penal Brasileiro: Fundamentos e Aplicação Judicial. São Paulo: Saraiva.

DELGADO, Pedro e Weber, Renata. 2003. “Configurações dos Serviços de Atenção Diária até 2001: Um Estudo com 295 serviços”. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 52: 236-242.

DELGADO, Pedro. 2013. “Mental Health Reform in Brazil: Changing Hospital-centered Paradigm to Ensure Access to Care”. Souquaderni, Milão.

DIAZ, Fernando. 2001. Loucos de Todo Gênero são Incapazes – Justiça e Saúde Mental no município de Angra dos Reis na década de 90. Dissertação de mestrado, IMS-UERJ.

DUARTE, Luiz Fernando. 2010. “O Nervosismo como Categoria Nosográfica no Começo do Século XX”. História, Ciência e Saúde, v. 17, supl. 2: 313-326.

FOUCAULT, Michel. 1976. “La Crisis de la Medicina o la Crisis de la Antimedicina”. Educación Médica y Salud, Buenos Aires, vol. 10, n° 2: 152-169.

FOUCAULT, Michel. 1978. A História da Loucura na Idade Clássica. Rio de Janeiro: Perspectiva.

FOUCAULT, Michel. 1979. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal.

GOLDBERG, Jairo. 1996. A Clínica da Psicose: Um Projeto na Rede Pública. Rio de Janeiro: Te Corá / IFB.

MELO, Walter (org) et al. 2012. Introdução. In: Que país e este? Rio de Janeiro: Espaço Artaud.

JABERT, Alexander. 2001. Da Nau dos Loucos ao Trem de Doido: As Formas de Administração da Loucura na Primeira República – O caso do Estado do Espírito Santo. Dissertação de Mestrado, Fiocruz.

RUSSO, Jane e VENÂNCIO, Ana. 2006. “Classificando as Pessoas e suas Perturbações: A ‘revolução terminológica’ do DSM III”. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, IX (3): 460-483.

SCHMIDT, Moema e FIGUEIREDO, Ana. 2007. “Os três As: Acesso, Acolhimento e Acompanhamento – Uma Proposta de Avaliação de Serviços de Saúde para o Trabalho nos CAPS”. In: Couto, M. e Martinez, R. (orgs.) Saúde Mental e Saúde Pública: Questões para a Agenda da Reforma Psiquiátrica. Rio de Janeiro: NUPPSAM / IPUB / UFRJ, pp. 125-151.

SILVA, Martinho. 2007. “O Técnico de Referência no Centro de Atenção Psicossocial: Uma Nova Especialidade no Campo da Saúde Mental?”. Vivência, v. 32: 207-233.

SILVA, Martinho e COSTA-MOURA, Renata. 2013. “Do ‘Louco Infrator’ à ‘Pessoa Portadora de Transtorno Mental em Conflito com a Lei: Sobre Categorias Governamentais e Processos de Vulnerabilização”. Interseções, v. 15, no 2: 301-328.

TEIXEIRA, Manoel. 1998. Deus e a Ciência na Terra do Sol: o Hospício de Pedro II e a Constituição da Medicina Mental no Brasil. Tese de doutorado, IPUB-UFRJ.

VENTURINI, Ernesto; CASAGRANDE, Domenico e TORESINI, Lorenzo. 2012. O Crime Louco. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.

Downloads

Publicado

01-12-2013

Como Citar

Silva, M. (2013). O que a Reforma Psiquiátrica Brasileira produziu? Sobre tecnologias psicossociais e categorias antimanicomiais. Revista De Antropologia Da UFSCar, 5(2), 57–68. Recuperado de https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/97