Aprsentação ao dossiê: Outras imagens do pensamento para a etnologia dos povos Jê do Brasil Central

Autores

  • André Demarchi
  • Odair Giraldin
  • Maycon Melo
  • Odilon Morais

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v11i2.306

Palavras-chave:

Jê, Brasil Central, etnologia

Resumo

Este dossiê tem uma história. Ele surge de encontros, amizades, contínuos debates e reflexões entre pesquisadoras e pesquisadores e, principalmente, de uma profunda reverência aos conhecimentos dos povos indígenas falantes de línguas da família linguística Jê e que habitam a área etnográfica conhecida como Brasil Central. As primeiras linhas do que hoje se concretiza nessas páginas foram traçadas em Tocantinópolis, no Estado do Tocantins, cidade localizada à margem esquerda do rio Tocantins, na divisa com o Estado do Maranhão. Não por acaso, a área do município de Tocantinópolis está sobreposta à Terra Indígena do povo Apinajé, conhecido na etnologia brasileira pelas etnografias de Curt Nimuendaju (1939), Roberto DaMatta (1976) e Odair Giraldin (2000). Foi ali, em contato com os primeiros indígenas Apinajé a adentrarem como estudantes no campus local da Universidade Federal do Tocantins, que surgiu, em 2012, o grupo de pesquisa Redes de Relações Indígenas no Brasil Central, coordenado por André Demarchi e Odilon Morais, ambos professores daquela universidade e realizando pesquisas de doutorado com povos Jê, respectivamente Mebengôkre (Kayapó) e Akwẽ (Xerente).

Referências

ABDZU, Fábio Ubre’a. 2020. “Podem quebrar o maracá, mas não vão quebrar nossa tradição”:Datsimazébré, ritual Xavante de iniciação dos danhohui’wa e dos wapté. Dissertação de Mestrado em Antropologia. Universidade Federal de Goiás.

APINAGÉ, Cassiano Sotero. 2017. Escola, meio ambiente e conhecimentos: formas de ensinar e aprender na teoria e na prática entre os Apinajé. Dissertação de Mestrado em Ciências do Ambiente. Universidade Federal do Tocantins.

APINAGÉ, Cassiano Sotero; GIRALDIN, Odair. 2018a. “As tradições orais já não bastam: a pesquisa como estratégia de preservação”. Revista Pós-Ciencias Sociais, 15(29): 129-155.

APINAGÉ, Cassiano Sotero; GIRALDIN, Odair. 2018b. “As narrativas e histórias das redes de relações dos Apinajé com outros povos”. In: M. do S. Pimentel da Silva&Lorenna Souza (orgs.),Diálogos Interculturais: reflexões docentes. Goiânia: Imprensa Universitária pp. 19-31.

APINAGÉ, Cassiano Sotero; GIRALDIN, Odair. 2019. “Perspectivas históricas sob a perspectiva dos Apinaje”. TELLUS, 19(38): 237-288.

CALAVIA SÁEZ, Oscar. 2018. “Xamanismo nas Terras Baixas: 1996-2016”. BIB, 87(3):15-40.

CAWÊ, Deylane Barros Pereira Pinto. 2018. As transformações históricas no ritual Ruurut: aspectos etnográficos do cerimonial de iniciação de jovens indígenas Pyhcop?catiji / Gavião. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). Universidade Federal do Tocantins

COELHO DE SOUZA, Marcela. 2002.O traço e o círculo: o conceito de parentesco entre os Jê e seus antropólogos. Tese de Doutorado em Antropologia. Museu Nacional. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DAMATTA, Roberto. 1976. Um mundo dividido: a estrutura social dos índios apinayé. Petrópolis: Vozes.

DANSÕKEKWA XERENTE, Ercivaldo. 2016. Processos de educação akwẼ e os direitos indígenas a uma educação diferenciada: práticas educativas tradicionais e suas relações com a prática escolar. Dissertação de Mestrado Interdisciplinar em Direitos Humanos. Universidade Federal de Goiás.

DEMARCHI, André; MORAIS, Odilon. 2016. Redes de Relações Indígenas no Brasil Central: um programa de pesquisa. Espaço Ameríndio, 10: 96-117.

DEMARCHI, André e COELHO DE SOUZA, Marcela. 2015. “Os Jê revisitados: redes de relações indígenas do Brasil Central”.39° Encontro Anual da Anpocs. Caxambu.

DELEUZE, Gilles. 2009.“A imagem do pensamento”. In: _____. Diferença e repetição. São Paulo: Graal.

FAUSTO, Carlos; COELHO DE SOUZA, Marcela. 2004. “Reconquistando o campo perdido: o que Lévi-Strauss deve aos Ameríndios”. Revista de Antropologia, 47(1): 87-131.

GIRALDIN, Odair. 2000. Axpen Pyrak: Historia, Cosmologia, Onomástica e amizade formal Apinaje. Tese de Doutorado em Antropologia. Universidade Estadual de Campinas.

JÔKÀHKWYJ KRAHÔ, Letícia. 2016. Pjê ita jê kâm mã itê ampô kwy jakrepej: das possibilidades das narrativas na educação escolar do povo Krahô. Dissertação de Mestrado em Antropologia. Universidade Federal de Goiás.

JURUNA, Samantha Ro’otsitsina de Carvalho. 2013. Sabedoria Ancestral e Movimento: perspectivas para a sustentabilidade. Dissertação de Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais. Universidade de Brasília

KARAJÁ, José Hani. As madeiras e seus usos no universo sócio-cultural Iny. 2015. Dissertação de Mestrado em Ciências do Ambiente. Universidade Federal do Tocantins.

KWANHÂ XERENTE, João. 2020. Warã: Comunicação e Educação Akwẽ Xerente. Dissertação de Mestrado em Comunicação e Sociedade. Universidade Federal do Tocantins.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1974 [1956]. “Les organisationsdualistes existent-elles?” In:

_____. Anthropologie structural. Paris: Plon.

MAYBURY-LEWIS, David (ed.). 1979. Dialectical Societies: The Gê and Bororo of Central Brazil. Cambridge/London: Harvard University Press.

NIMUENDAJU, Curt. 1942. The Sherente.Los Angeles: Frederick Webb Hodge Anniversary Publication Fund.DA.

_____. 1946. The Eastern Timbira. Berkeley: University of California Press.

_____.[1939]1967. The Apinayé. Anthropological Publications. The Netherlands: Oesterhout N.B.

PRUMKWYJ KRAHÔ, Creuza. 2017. Wato ne hômpu ne kãmpa (Convivo, vejo e ouço a vida Mẽhĩ (Mãkrarè). Dissertação de Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais – MESPT/Centro de Desenvolvimento Sustentável/ Universidade de Brasília.

RIBEIRO APINAJÉ, Júlio Kamêr. 2019. Mẽ ixpapxà mẽ ixàhpumunh mẽ ixujahkrexà: território, saberes e ancestralidade nos processos de educação escolar Panh. Dissertação de Mestrado em Antropologia. Universidade Federal de Goiás.

SUMEKWA XERENTE, Valcir. 2020. Conhecimentos Akwẽ e conhecimentos científicos ocidentais sobre meio ambiente e interações das espécies da fauna. Um estudo na interdisciplinaridade e interculturalidade. Dissertação de Mestrado em Ciências do Ambiente. Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

01-12-2019

Como Citar

Demarchi, A., Giraldin, O., Melo, M., & Morais, O. (2019). Aprsentação ao dossiê: Outras imagens do pensamento para a etnologia dos povos Jê do Brasil Central. Revista De Antropologia Da UFSCar, 11(2), 8–16. https://doi.org/10.52426/rau.v11i2.306

Edição

Seção

Outras imagens do pensamento para a etnologia dos povos Jê do Brasil Central