As etnografias e os saberes missionários sobre as alteridades timorenses

apostolado, padronização e hierarquia nas missões católicas do Timor Português

Autores

  • Alexandre J. de M. Fernades UNB

DOI:

https://doi.org/10.14244/rau.v14i2.434

Palavras-chave:

etnografias missionárias, antropologia das missões, igreja católica, Timor português

Resumo

Esse artigo argumenta que as abordagens da antropologia acerca das etnografias missionárias partem do pressuposto de que os saberes missionários sobre as alteridades eram realizados para tornar a mensagem cristã compreensível para os não-cristãos e novos fiéis. A partir da análise dos textos presentes do periódico Seara (1949-1973) editados pela Diocese de Díli no Timor-Leste Colonial, argumenta-se que esses saberes estavam a serviço da construção de técnicas apostolares para mensagem cristã para os fiéis e as populações pagãs. Ainda que de acordo com esse modo de abordar, busca-se também especular outros interesses presentes nesses saberes missionários na expansão do cristianismo: a produção de uma padronização da atuação e da compreensão sobre as questões da Igreja Católica em níveis locais e globais e a subordinação das ações e compreensões dos missionários e fiéis em acordo com as instruções metropolitanas da Província Eclesiástica de Portugal e da Santa Sé. Assim, argumenta-se por uma compreensão dessas etnografias como mensagens institucionais da Igreja Católica que visavam não apenas converter os pagões, mas manter uma unidade hierarquizada de ação. 

Referências

AGNOLIN, Adone. 2006. “Catequese e tradução. Gramática cultural, religiosa e linguística do encontro catequético e ritual nos séculos XVI-XVII”. In. Paula Montero (org.), Deus na aldeia: missionários, índios e mediação cultural. São Paulo: Editora Globo.

ANDERSON, Benedict. 2012. Comunidades Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras.

ARAÚJO, Melvina. 2009. “Between Mission, Myths and Tradition. The Production of Texts by and about the Macuxi in Contemporary Brazil”. Social Sciences and Missions, 22: 89-111.

ASAD, Talal. (org.). 1973. Anthropology and the Colonial Encounter. Ithaca Press.

BALANDIER, Georges. 1993. “A noção de situação colonial”. Cadernos de Campo, 3(3): 107-131.

BEIDELMAN, Thomas. 1982. Colonialism Evangelism: a socio-historical study of an east african mission at the grassroots. Bloomington: Indiana University Press.

BERSSELAAR, Dimitri. 2006. “Missionary Knowledge and the State In Colonial Nigeria: On How G. T. Basden became an expert”. History in Africa, 33: 433-450.

CANNELL, Fenella. 2005. “The Christianity of Anthropology”. Journal of Royal Anthropological Institute, 11: 335-356.

CINNAMON, John. 2006. “Missionary Expertise, Social Science, and the Uses of Ethnographic Knowledge in Colonial Gabon”. History in Africa, 33: 413-432.

CLIFFORD, James; MARCUS, George. (org). 1984. Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. University of California Press.

CLIFFORD, James. 1992. Person and Myth. Maurice Leenhardt in the Melanesian World. Durham e Londres: Duke University Press.

COMAROFF, John; COMAROFF, Jean 1991. Of revelation and revolution: Christianity, colonialism, and consciousness in South Africa (Vol. 1). Chicago: University of Chicago Press.

CRUZ, Manuel. 1997. As negociações da Concordata e do Acordo Missionário de 1940. (I. C. Lisboa, Ed.) Análise Social, 32(143/144): 815-845.

DEUS em Timor. 1960. Seara, Díli, 12(3), maio-jun.

DIRKS, Nicholas. 1996. Foreword. In. B. Cohn, Colonialism and its forms of Knowledge. Princeton: Princeton Paperbacks.

DOUGLAS, Mary. 1998. Como as Instituições Pensam. São Paulo: EDUSP.

DULLEY, Iracema. 2010. Deus é feiticeiro: prática e disputa nas missões católicas em Angola Colonial. São Paulo: Anna Blume.

DUMONT, Louis. 2008. Homo Hierarchicus - O sistema das castas e suas implicações. São Paulo: EDUSP.

FABIAN, Johannes. 1983. Time and the Other: How Anthropology Makes Its Object. Nova Iorque: Columbia University Press.

FERNANDES, Alexandre. 2014. Em searas do Timor Português: um estudo sobre as práticas de mediação da Diocese de Díli no período colonial (1949-1973). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social), Universidade de Brasília, Brasília.

FERNANDES, Alexandre. 2016. “O periódico seara no timor português (1949-1973): práticas de mediação e integração institucional pela imprensa católica”. Sociedade e Cultura, 19(1): 119-132.

FERREIRA, Manoel. 1951. “Tutuala – Apontamentos etnográficos”. Seara, 3(5), set-out.

GEEST, Sjaak van der; KIRBY, Jon. 1992. “The Absence of the Missionary in African Ethnography, 1930-65”. African Studies Review, 35(3): 59-103.

GEEST, Sjaak van der. 1990. “Anthropologists and Missionaries: brothers under the Skin”. Man, 25(4): 588-601.

HAWKINS, Sean. 1998. “The interpretation of Naangmin: missionary ethnography, African theology, and history among the Lodagaa”. Journal of Religion in Africa, 28(1): 32-61.

LAMBA, Isaac. 1985. “The Missionary and Ethnography in Malaŵi: A Study of the Maravi and the Yao to 1920”. The Society of Malawi Journal, 38(1): 62-79.

LAPLANTINE, François. 1994. “A pré-história da Antropologia: a descoberta das diferenças pelos viajantes do século XVI e a dupla resposta ideológica dada daquela época até nossos dias”. In. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense.

MACAGNO, Lorenzo. 2009. “Missionaries and the Ethnographic Imagination. Refl ections on the Legacy of Henri-Alexandre Junod (1863–1934)”. Social Sciences and Missions, 22: 55–88.

MAXWELL, David. 2008. “The Soul of the Luba: W.F.P. Burton, Missionary Ethnography and Belgian Colonial Science”. History and Anthropology, 19(4): 325-351.

MONTEIRO, John 2001. “A língua mais usada na costa do Brasil. Gramáticas, vocabulários e catecismos em línguas nativas na América portuguesa”. In. Tupis, tapuias e historiadores. Tese (Livre-docência em Antropologia), IFCH, Campinas.

MONTERO, Paula. 2006. “Índios e missionários no Brasil: para uma teoria da mediação cultural”. In. Deus na Aldeia. São Paulo: Globo, pp. 31-66.

MONTERO, Paula. 2012a. “Saberes missionários: da autoria à tradução”. Revista de Antropologia, 55(2): 835-855.

MONTERO, Paula. 2012b. Selvagens, civilizados, autênticos: a produção das diferenças nas etnografias salesianas (1920-1970). São Paulo: EDUSP.

NOVA forma de apostolado: a formação de comunidades. 1957. Seara, Díli, 9(1), jan.-fev.

PASCOAL, Ezequiel. 1949a. “Seara”. Seara, Díli, 1(1), jan.

PASCOAL, Ezequiel. 1949b. “O Culto dos Lúlic”. Seara, Díli, 1(1), jan.

PASCOAL, Ezequiel. 1949. “Reacção”. Seara, 1(6), jul.

PASCOAL, Ezequiel. 1950. “Página missiológica”. Seara, Díli, 2(3-4), mar-abr.

PASCOAL, Ezequiel. 1950. “Triunfo da Missiologia”. Seara, Díli, 2(5-6), mai-jun.

PASCOAL, Ezequiel. 1953. “Uma vítima do Barlaque”. Seara, Díli, 4(2), jul-ago. 1952, 5, set-out. 1952, 6, nov-dez 1952, 5, (1), jan-fev. 1953, 2, mar-abr. 1953, 3, mai-jun. 1953.

PASCOAL, Ezequiel. 1954. “Página missiológica: a poligamia”. Seara, Díli, vol. 6, n. 3, mai-jun.

PASCOAL, Ezequiel. 1954. “Página missiológica: alguns dos principais obstáculos à acção missionária em Timor, desde o seu início”. Seara, Díli, 6(5), set-out.

PELS, Peter. The Anthropology of colonialism: Culture, History, and the Emergence of Western Governmentality. Annual Review of Anthropology, no. 26, 1997.

POLIGAMIA. 1954. Seara, Díli, 6(3), maio-jun.

POMPA, Cristina. 2006. Para uma antropologia histórica das missões. In. P. Montero (org.), Deus na Aldeia: missionários, índios e mediação cultural. São Paulo: Globo. p. 111-143.

PRINCIPAIS aquisições teológicas do Concílio – segundo o Padre Yves Congar. 1966. Seara, Díli, 27 jul.

SEARA. 1949. Díli, 1(1), jan.

SEARA. 1966. [Nova Série]. Díli, 1(1), 18 jan.

SEARA. 1964. Díli, 2(3-4), mai-ago.

QUINTÃO, P. 1971. “Prospectos duma Catequese adaptada a Timor”. Seara, 196, ano VI, 4ª série, Díli, 20 abr.

QUINTÃO. 1971. “Celebração do baptismo em Tétum”. Seara, Díli, 207, ano 6, 18 set.

QUINTÃO. 1971. “Tentativas de adaptações: o casamento nativo”. Seara, Díli, ano 6, 25 dez.

RAFAEL, Vicent. 1993. Contracting Colonialism. Translation and Christian Conversion in Tagalog Society under Early Spanish Rule. Londres: Cornell University Press.

REGO, António. 1960. Alguns problemas sociológico-missionários da África negra. Série Estudos de Ciências Políticas e Sociais nº 33. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar.

REGO, António. 1961. Lições de Missionologia. Série Estudos de Ciências Políticas e Sociais nº 56. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar.

SIMONIAN, Lígia. 1999. “A missão numa perspectiva antropológica”. Novos Cadernos NAEA, 2(1): 129-148, 1999.

TENTATIVA de adaptações: rito de matrimónio traduzido do Português para Tétum. B – Oração Universal e Bênção Nupcial. 1971. Seara, Díli, 204, ano 6, 7 ago.

WOUDEN, Franciscus. A.E. van. 1968. Types of social Structure in Eastern Indonesia. Haia: Martinus Nijhoff.

WAGNER, Roy. 1981. The Invention of Culture. Chicago, University of Chicago Press.

WRIGHT, Robin. (org.). 1999. Transformando os deuses. Os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas do Brasil. Campinas: Unicamp.

VISÃO geral do Concílio: os grandes problemas do nosso tempo foram debatidos com a maior seriedade no «Vaticano II». 1966. Seara, Díli, 30, ano 1, 3ª série, 10 ago.

Publicado

28-03-2024

Como Citar

Fernades, A. J. de M. (2024). As etnografias e os saberes missionários sobre as alteridades timorenses: apostolado, padronização e hierarquia nas missões católicas do Timor Português. Revista De Antropologia Da UFSCar, 14(2), 277–306. https://doi.org/10.14244/rau.v14i2.434