A arte afro-brasileira e a circulação das identidades contemporâneas

Autores

  • Nelma Cristina Silva Barbosa de Mattos

Palavras-chave:

arte afro-brasileira, sistema da arte, identidades

Resumo

O trabalho propõe uma reflexão sobre as maneiras encontradas pela arte afro-brasileira para se inserir no sistema oficial da arte. Historicamente, esse território, erigido com uma estrutura hierárquica, foi fechado à presença do Outro.. Mas, a partir dos anos 1960, com a emergência dos movimentos sociais baseados em identidades, esse circuito começou a se abrir às diversidades. A arte afro-brasileira acompanha as mudanças no sistema internacional artístico, o que permite novas subjetividades, além de certa fluidez na relação centro-periferia artística. Percebemos que os tênues limites da arte afro-brasileira com a questão da identidade nacional facilitou-lhe uma gradual entrada no circuito artístico nos últimos anos, uma vez que foi estabelecido o discurso politicamente correto de afirmação das diferenças. Nesse contexto, as identidades locais circulam, pois se tornaram produtos lucrativos ao mercado. 

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Publicado

01-12-2013

Como Citar

Mattos, N. C. S. B. de . (2013). A arte afro-brasileira e a circulação das identidades contemporâneas. Revista De Antropologia Da UFSCar, 5(2), 126–143. Recuperado de https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/102