Sistema-mundo moderno-colonial e a cosmologia Guarani e Kaiowá

a racionalidade entre “os de cá e os de lá”

Autores

  • Roseline Mezacasa

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v6i1.114

Palavras-chave:

Reserva indígena de Dourados, cosmologia, racionalidades

Resumo

Neste artigo, pretende-se elencar algumas reflexões surgidas a partir de trabalhos de campo realizados na Reserva Indígena de Dourados, localizada no município de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul. Enquanto metodologia de pesquisa, parte-se da premissa de um estudo etnográ•ico/histórico dos atritos surgidos entre as relações de uma família indígena, moradora da região limítrofe da Reserva Indígena, e os trabalhos de uma empresa particular de extração de pedras, localizada nas proximidades da terra indígena. O objetivo do estudo foi entender as diferentes racionalidades acerca de um mesmo território/natureza, tendo em vista os de cá (família indígena) e os de lá da cerca (Usina de extração de pedras).

Referências

BRAND, Antonio Jacó. 1993. O Con•inamento e Seu Impacto Sobre os Pãi/Kaiowá. Dissertação de Mestrado, Ponti ícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

CHAMORRO, Graciela. 2008. Terra Madura – Yvy Araguye: Fundamento das Palavras Guarani. Dourados: Editora UFGD.

GALLOIS, Dominique Tilkin. (org.). 2006. Patrimônio Cultural Imaterial e Povos Indígenas: Exemplos no Amapá e norte do Pará. São Paulo: IEPÉ.

LANDER, Edgardo. 1993. La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso.

MONTARDO, Deise Lucy Oliveira. 2002. Através do Mbaraka: Música e xamanismo Guarani. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo.

MOTA, Juliana Grasiéli Bueno. 2011. Territórios e Territorialidades Guarani e Kaiowa: Da territorialização precária na Reserva Indígena de Dourados à multiterritorialidade. Dissertação de Mestrado em Geogra ia, Universidade Federal da Grande Dourados.

______. 2012. O sistema-mundo-moderno-colonial e os discursos para a não demarcação de terras-territórios Guarani e Kaiowa In: Protasio Paulo Langer & Graciela Chamorro (org.), Missões, Militância Indigenista e Protagonismo Indígena. São Bernardo do Campo: Nhanduti. pp. 271-290.

PEREIRA, Levi Marques. 2007. Mobilidade e processos de territorialização entre os Kaiowá atuais. Revista História em Reflexão, 1(1):1-36.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. 2002. Da geogra•ia às geo-gra•ias: um mundo em busca de novas territorialidades. pp. 17-256. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/cecena/porto.pdf. Acesso em: 15 out. 2012.

TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz. 1995. Sociedades indígenas: introdução ao tema da diversidade cultural. In: Aracy Lopes da Silva & Donizete B. Grupioni, A Temática Indígena na Escola. São Paulo: Global, Brasília-MEC. pp. 445-480.

VIETTA, Katya. 2007. Histórias sobre terras e xamãs kaiowa: territorialidade e organização social na perspectiva dos Kaiowa de Panambizinho (Dourados, MS) após 170 anos de exploração e povoamento não indígena da faixa de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Tese de Doutorado em Antropologia, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Como Citar

Mezacasa, R. (2014). Sistema-mundo moderno-colonial e a cosmologia Guarani e Kaiowá: a racionalidade entre “os de cá e os de lá”. Revista De Antropologia Da UFSCar, 6(1), 139–152. https://doi.org/10.52426/rau.v6i1.114