O reverso da etnografia

as possibilidades da escrita indígena

Autores

  • Edmundo Antonio Peggion

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v9i2(suplemento).220

Palavras-chave:

educação escolar indígena, intelectuais indígenas, antropologia simétrica, etnografia

Resumo

Pretende-se com este artigo refletir sobre a educação escolar indígena e a formação de professores e intelectuais indígenas. O ponto de partida é uma consideração sobe a antropologia e sua relação com a alteridade. No pressuposto relacional inerente ao pensamento antropológico, nota-se que há possibilidades analíticas que são assimétricas ou simétricas. A partir de tais considerações faz-se um percurso geral das principais implicações nos processos de educação escolar indígena que transcorreram no Brasil desde os anos de 1990. A iniciativa de formar professores indígenas para atuarem nas escolas das aldeias levou à luta pelo direito ao ensino superior. Cada vez mais os professores indígenas estão inseridos em contextos universitários. Do ensino fundamental e médio para o ensino superior e a pós-graduação, os intelectuais indígenas estão mediando uma relação entre distintos contextos simbólicos. De certo modo estão fazendo algo relacionado ao que fazem aos antropólogos, mas com alguma torção.

Referências

AZZAN Jr. Celso. 1993. Antropologia e Interpretação: Explicação e compreensão nas antropologias de Lévi-Strauss e Geertz. Campinas: Editora da Unicamp.

CERTEAU, Michel de. 1994. A invenção do cotidiano: Artes de Fazer. Petrópolis: Vozes.

CLIFFORD, JAMES. 1998. Sobre a autoridade etnográfica. A experiência etnográfica. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ.

DURKHEIM, Emile. [1922] 1967. Educação e Sociologia. São Paulo, Edições Melhoramentos.

EM ABERTO / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília, v. 20, n. 76, fevereiro de 2003.

FERREIRA, Mariana Kawall Leal. 1998. Madikauku: Os dez dedos das mãos. Brasília: MEC/SEF.

FRANCHETTO, Bruna. 1994. O papel da Educação Escolar no processo de domesticação das línguas indígenas pela escrita. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Vol. 75, nº 179/180/181. Brasília, janeiro-dezembro. Pp: 409-421.

GEERTZ, Clifford, 2001. A situação atual. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor.

GEERTZ, Clifford. 1997. Do ponto de vista dos nativos: a natureza do entendimento antropológico. O saber local. Novos ensaios em Antropologia Interpretativa. Petrópolis: Vozes.

GEERTZ, Clifford. 2002. Obras e Vidas. O antropólogo como autor. Rio de janeiro: Editora da UFRJ.

GEERTZ, Clifford. 1978. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: ______. 1978. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

GOODY, Jack. 1988. Domesticação do pensamento selvagem. Lisboa: Editorial Presença.

GOW, Peter. 1991. Of Mixed Blood: Kinship and history in Peruvian Amazonia. Oxford: Clarendon Press.

KAHN, Marina & FRANCHETTO, Bruna. 1994. Educação indígena no Brasil: conquistas e desafios. In: Em Aberto. Tema: Educação Escolar Indígena. Brasília: MEC/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, ano 14, n° 63.

LATOUR, Bruno. 2002. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Bauru, SP: EDUSC.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1986. Palavras retardatárias sobre a criança criadora. O olhar distanciado. Lisboa: Edições 70.

MALINOWSKI, Bronislaw. 1976. Os Argonautas do pacífico ocidental. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Editora Abril.

MALINOWSKI, Bronislaw. 1997. Um diário no sentido estrito do termo. Rio de Janeiro: Editora Record.

MEC/SEF. 1998. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF.

MONSERRAT, Ruth. 1989. Conjuntura Atual da Educação Indígena. In: Loretta Emiri & Ruth Monserrat (org.) A conquista da Escrita - Encontros de Educação Indígena. OPAN. São Paulo: Iluminuras.

MONTE, Nietta Lindenberg. Escolas da Floresta. 1996. Entre o passado oral e o presente letrado. Rio de Janeiro: Multiletra.

OLIVEIRA, Gilvan Müller. 1998. O que quer a lingüística e o que se quer da lingüística na pedagogia da diferença? A delicada questão da assessoria ao movimento indígena. In: Ameríndia: tecendo os caminhos da Educação Escolar. Secretaria de Estado da Educação/ Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso. Cuiabá: RGA Editora.

ONG, Walter J. 1998. Oralidade e Cultura Escrita. Campinas, SP: Papirus.

PEGGION, Edmundo A. 1997. Notas sobre o papel do professor na Educação Escolar Indígena. In: Secretaria de Estado de Educação/Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso - CEI/MT. Urucum Jenipapo e Giz: a educação escolar indígena em debate. Cuiabá: Entrelinhas.

RICARDO, Carlos Alberto (Editor). 2000. Povos Indígenas no Brasil 1996-2000. São Paulo: Instituto Socioambiental.

SEEGER, Anthony; MATTA, Roberto da; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1979. A construção da pessoa nas sociedades indígenas brasileiras. In: Boletim do Museu Nacional. Antropologia n. 32, Rio de Janeiro, Maio.

SILVA, Márcio. 1994. A conquista da escola: educação escolar e movimento de professores indígenas no Brasil. In: Em Aberto. Tema: Educação Escolar Indígena. Brasília,MEC/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, ano 14, n° 63.

STRATHERN, Marilyn. 2006. O gênero da dádiva. Problemas com mulheres e problemas com a sociedade na Melanésia. Campinas: Editora Unicamp.

STRATHERN, Marilyn. 2014. O efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify.

TARDE, Gabriel. 2007. A variação universal. In: Monadologia e Sociologia. SP: Cosac Naify.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 2002a. O Nativo Relativo. Mana, vol. 08, no. 01. RJ. Abril.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 2002b. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify.

WAGNER, Roy. 2010. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac & Naify.

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

Peggion, E. A. (2017). O reverso da etnografia: as possibilidades da escrita indígena. Revista De Antropologia Da UFSCar, 9(2(suplemento), 46–60. https://doi.org/10.52426/rau.v9i2(suplemento).220