Infância indígena no Sul do Brasil

considerações a partir de uma disciplina de Licenciatura Indígena

Autores

  • Antonella Maria Imperatriz Tassinari
  • Suzana Cavalheiro de Jesus
  • Clarissa Rocha de Melo

Palavras-chave:

antropologia, infância, licenciaturas indígenas, kaingang, laklãnõ-xokleng, guarani

Resumo

O artigo aborda a diversidade de concepções de infância indígena no sul do Brasil, a partir dos trabalhos apresentados pelos acadêmicos Guarani, Kaingang e Xokleng na disciplina Infância Indígena, durante o Curso de Licenciatura Intercultural do Sul da Mata Atlântica/ UFSC. Ao serem motivados a apresentar as concepções de infância de seu povo e como compreendem o seu desenvolvimento, cada turma enfatizou aspectos relacionados também à cosmologia e socialidade: os Guarani enfatizaram a cerimônia de nominação e aspectos relacionados à alma-palavra; os Kaingang ressaltaram o pertencimento da criança às metades Kamê ou Kairu, dando ênfase à sua dimensão social; os LaklãnõXokleng indicaram que a infância não é uma atributo da pessoa em determinada fase da vida, mas diz respeito à posição da pessoa numa relação (com os pais) que perdura toda a vida. Ao analisar os interessantes resultados desses trabalhos universitários, pretendemos demonstrar a diversidade e complexidade das concepções indígenas de infância, bem como demonstrar a fertilidade e potência das pesquisas realizadas por acadêmicos indígenas.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

Tassinari, A. M. I., Jesus, S. C. de, & Melo, C. R. de. (2019). Infância indígena no Sul do Brasil: considerações a partir de uma disciplina de Licenciatura Indígena. Revista De Antropologia Da UFSCar, 11(1), 401–423. Recuperado de https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/295

Edição

Seção

Dossiê: Crianças e Infâncias Indígenas