O coincidir dos santos

Imagens e reversões no candomblé nagô do Recife

Autores

  • Olavo de Souza Pinto Filho

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v9i2.207

Palavras-chave:

Sincretismo, Candomblé Nagô, Recife

Resumo

A discussão sobre sincretismo aparece como um tema incontornável nos diversos trabalhos sobre o candomblé em Recife. Contudo, diferentemente do que preconizam os pesquisadores, meus anfitriões do Ilê Iyemanja Ogunte do Recife são categóricos em afirmar a “não mistura” como condição da existência de seu sincretismo. O objetivo desse trabalho é perseguir etnograficamente os desdobramentos dessa afirmação, bem como seus efeitos sobre as nossas teorias sobre o sincretismo. Nesse sentido, focalizo certas composições rituais presentes no candomblé nagô que engajam elementos tidos como católicos (missas, imagens de santos, entre outras) e aqueles de outros domínios tidos como do candomblé (jogo de búzios, ebós, culto aos ancestrais). Tais composições entre domínios entendidos como separados (não fechados), não ocorrem em relação apenas ao catolicismo, mas são presentes entre os diferentes contextos e espaços do candomblé nagô; eles coexistem necessariamente uns a partir dos outros, sem que suas diferenças sejam subsumidas.

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

Filho, O. de S. P. (2017). O coincidir dos santos: Imagens e reversões no candomblé nagô do Recife. Revista De Antropologia Da UFSCar, 9(2), 135–151. https://doi.org/10.52426/rau.v9i2.207

Edição

Seção

Dossiê (Contra)Mestiçagens Ameríndias e Afro-Americanas