Crianças A’uwẽ Uptabi/Xavante-MT

Ser e Estar no mundo

Autores

  • Severiá Maria Idioriê

Palavras-chave:

Crianças Xavante, processos educacionais, povos indígenas, educação, A’uwẽ

Resumo

O presente texto revela alguns aspectos do jeito de ser e estar no mundo das crianças A’uwẽ Uptabi/Xavante que vivem na aldeia Wede’rã na Terra Indígena Pimentel Barbosa, nos municípios de Canarana e Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso. O povo Xavante se autodenomina A’uwê Uptabi, povo verdadeiro. A maior parte dessas crianças são descendentes de Apowẽ, líder Xavante, que estabeleceu em 1946 o contato oficial com o Sertanista Francisco Meireles. Além da literatura, o texto considera as minhas memórias, as vivências com as crianças, entre elas minha filha e minhas sobrinhas (os), a escuta e observação do quotidiano da comunidade onde vivo. Como resultado, esperamos fortalecer as discussões no mundo acadêmico e nas práticas docentes. E, com isto, fortalecer processos em que os conhecimentos/saberes e a visão de mundo desses pequenos seres tão importantes para a sociedade do povo A’uwẽ sejam reconhecidos e valorizados.

Referências

FRANÇA, BELISÁRIO. 2007. Estratégia Xavante. São Paulo: Instituto das Tradições Indígenas (IDETI); Giros, DVD.

CAMINATI, Francisco A. 2012. Terra Incógnita – Liberdade, Abertura: Técnicas de apropriação sobre o trabalho em rede, estratégias de liberdade através do software livre. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

COHN, Clarice. 2006. Notas sobre a escolarização indígena no Brasil. Disponível em: http://www.acoesafirmativas.ufscar.br/arquivos/notas-sobre-a-escolarizacao-indigena-nobrasil-texto-de-clarice-cohn

GRANDO, Beleni S. 2004. Corpo e Educação: As relações Interculturais nas Práticas Corporais Bororo em Meruri – MT. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

GRANDO, Beleni S.; ALBUQUERQUE, Marcos A. dos S. (orgs) 2012. "Convite às reflexões sobre educação indígena e infância". In: Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. Florianópolis: Ed. da UFSC.

LEAL, Samuel. 2012. Poder de criação: o uso social do vídeo em contexto Xavante. 171 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia com concentração em Antropologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro,.

LOPES DA SILVA, Aracy & FERREIRA, Mariana Kawal (orgs.). 2001. Antropologia, História e Educação: A questão indígena e a escola. São Paulo: Global: 398.

MAYBURY-LEWIS, David. 1984 [1967]. A Sociedade Xavante. Francisco Alves. Rio de Janeiro.

MELIÁ, Bartolomeu. 1979. Educação Indígena e Alfabetização. São Paulo. Editora Loyola.

NUNES, Ângela. 1999. A Sociedade A’uwe-Xavante. Lisboa: Instituto da Inovação Educacional, Ministério da Educação.

______, Ângela. 2002. "No tempo e no espaço: brincadeiras das crianças A’awe-Xavante". In: SILVA, Aracy; MACEDO, Ana Vera Lopes da Silva & NUNES, Ângela (orgs). Crianças Indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global: 64-99.

SEREBURÃ. 1998. A’UWẼ UPTABI – O POVO VERDADEIRO. Direção de Ângela Pappiani, Belisário França, Siridiwe Xavante, Cristina Flória. São Paulo. Núcleo de Cultura Indígena. Disponível em: www.youtube.com. Acesso, 22/04/2016.

TASSINARI, Antonella; GRANDO, Beleni Saléte; ALBUQUERQUE, Marcos Alexandre dos Santos. (Orgs.). 2012. Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. Florianópolis: Educação da Universidade Federal de Santa Catarina: 304.

WELCH, James; SANTOS, Ricardo, FLOWERS, Nancy; & COIMBRA JR, Carlos. 2013. Na primeira margem do rio: território e ecologia do povo Xavante de Wedezé. Rio de Janeiro: Museu do Índio – FUNAI.

XAVANTE, Severiá. 2016. Línguas e Educação Intercultural na Formação de Professores A’uwẽ. Dissertação (Mestrado em Educação/PPGE) – UFMT, MT: 116.

_______. Severiá M. I. 2007. Função Social da Escola. UNEMAT/Especialização Educação Escolar Indígena, Barra do Bugres/MT.

XAVANTE, Paulo C. 2010. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena de Educação Básica Etenhiritipá. XAVANTE, Severiá M. I.; RODRIGUES, Maria E. de C. R.(Orgs.). Aldeia Wede’rã, Terra Indígena Pimentel Barbosa, MT.

ZONZINI, Bruna M. 2013. Aprendendo com as crianças Xikrin e Xavante. São Paulo: 32.

Downloads

Publicado

01-06-2019

Como Citar

Idioriê, S. M. (2019). Crianças A’uwẽ Uptabi/Xavante-MT: Ser e Estar no mundo. Revista De Antropologia Da UFSCar, 11(1), 162–182. Recuperado de https://www.rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/279

Edição

Seção

Dossiê: Crianças e Infâncias Indígenas