As crianças Kaingang

educação escolar e os processos próprios de aprendizagem

Autores

  • Bruno Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.275

Palavras-chave:

crianças kaingang, educação escolar indígena, educação indígena, crianças indígenas

Resumo

O presente texto é uma reflexão a respeito dos processos de construção de conhecimento das crianças nas formas coletivas do saber compartilhado do povo Kaingang. O estudo foi realizado especialmente em comunidades onde as pessoas são falantes da língua materna kaingang. Para sua realização, foi fundamental o diálogo com os Kofá (velhos/ as) a respeito das formas de construir conhecimentos e sua transmissão para as crianças, o que é de grande importância. Nessas comunidades, as crianças e os adultos ocupam os mesmos espaços para aprender, o que resulta em crianças mais autônomas, pois o seu aprender está baseado no ouvir, observar e experimentar. Além dos espaços tradicionais e formas próprias do dia-a-dia na comunidade, a escola aparece como mais um lugar que, gradativamente, está sendo ressignificado pelas crianças, professores indígenas e de forma mais geral pelos Kaingang, como espaço de diálogo entre os conhecimentos indígenas e não indígenas. As reflexões que trago nesse trabalho fazem parte da dissertação de mestrado apresentado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o titulo “Educação Kaingang: Processos Próprios de Aprendizagem e Educação Escolar”.

Referências

FERREIRA, Bruno. 2012. Políticas públicas para uma educação escolar indígena diferenciada. São Leopoldo: Oikos (Cadernos do COMIN, Nº 10).

FERREIRA, Mariana Kawall Leal. 2001. "A educação escolar indígena: um diagnostico crítico da situação no Brasil". In: SILVA. Aracy Lopes da; FERREIRA. Mariana Kawall Leal. Antropologia, história e educação: A questão indígena e a escola. São Paulo: Global.

NUNES, Ângela. 2002. "No tempo e no espaço: brincadeiras das crianças A’uwẽ-Xavante". In: SILVA, Aracy L.; MACEDO, Ana Vera L. da S.; NUNES, Ângela (orgs). Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: FAPESP; Global; MARI, 2002.

ROSA, Rogério R. G. da. 2005. Os Kujà são diferentes: um estudo etnológico do complexo xamânico dos Kaingang da Terra Indígena Votouro. Tese de doutorado. Porto Alegre: PPGAS/UFRGS, 2005.

SANTOS, Silvio C. 1975. Educação e Sociedades Tribais. Porto Alegre: Movimento.

Downloads

Publicado

01-06-2019

Como Citar

Ferreira, B. (2019). As crianças Kaingang: educação escolar e os processos próprios de aprendizagem. Revista De Antropologia Da UFSCar, 11(1), 83–100. https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.275

Edição

Seção

Dossiê: Crianças e Infâncias Indígenas