O Brasil em pauta

Heitor Villa-Lobos e o canto orfeônico (1920-1945)

Autores

  • Carla Delgado de Souza

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v4i1.63

Palavras-chave:

Villa-Lobos, canto orfeônico, nacionalismo musical, música, performance

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar um tipo de pedagogia musical desenvolvido no Brasil em âmbito nacional: o canto orfeônico. Implementado durante os anos 1930 por Heitor Villa-Lobos, o canto orfeônico foi uma disciplina curricular das escolas públicas brasileiras com vistas a desenvolver noções de disciplina, civismo e educação artística em crianças e adolescentes. Tendo como eixo central desta reflexão o teor nacionalista e civilizatório dessa prática pedagógica, presente em todo o processo desse ensino musical, são analisados tanto o processo de ensino-aprendizagem quanto o repertório musical da disciplina. Para tanto, utilizo o material escrito por Villa-Lobos, entre os vários artigos, livros didáticos, relatórios e demais fontes documentais, pertencentes aos arquivos do  Museu Villa-Lobos.

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Publicado

01-06-2012

Como Citar

Souza, C. D. de. (2012). O Brasil em pauta: Heitor Villa-Lobos e o canto orfeônico (1920-1945). Revista De Antropologia Da UFSCar, 4(1), 67–85. https://doi.org/10.52426/rau.v4i1.63