A Maldição da Tolerância

Autores

  • Isabelle Stengers
  • Helena Santos Assunção

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v12i1.343

Palavras-chave:

Maldição da tolerância, modernos, modernidade

Resumo

Não há nada mais fácil para um moderno do que ser tolerante. Como ele não o seria? Como nós não o seríamos? Não me refiro aqui aos “outros”, a todos aqueles que exortamos às virtudes da tolerância. Eu falo de “nós”, e esse “nós” não designa um coletivo concreto ao qual deveríamos saber se pertencemos ou não, mas o conjunto dos destinatários da mensagem moderna. É a mensagem moderna - retomada de uma forma ou de outra por uma diversidade de saberes - que cria essa verdadeira palavra de ordem, atribuindo-se instantaneamente como destinatário2 esse “nós”, que escreve ou fala, que lê ou ouve: “nós” não somos como os outros, aqueles que definimos por crenças que não podemos mais compartilhar, e isso constitui nosso orgulho, mas talvez também nosso drama. De fato, a época não é para cruzadas. A palavra de ordem até se desdobra, às vezes, em uma vibração nostálgica. Tolerante é aquele, ou aquela, que mede o quão dolorosamente pagamos pela perda das ilusões, das certezas que atribuímos àqueles que pensamos que “creem”. Felizes são aqueles cuja confiança permaneceu intacta; eles habitam o lugar para onde nós, modernos, não podemos retornar exceto como caricaturas, seitas ou totalitarismos.

Referências

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mille Plateaux, Minuit, Paris, 1980.

FREUD, S. Résultats, idées, problèmes II, 1921-1938, PUF, Paris, 1987.

LATOUR, B. Nous n’avons jamais été modernes, La Decouverte, Paris, 1993.

______. Petite Reflexion sur le culte moderne des dieux faitiches, coll. “Les empêcheurs de penser en rond”, Synthélabo, Le Plessis-Robinson, 1996.

STENGERS, I. L’invention des sciences modernes, La Découverte, Paris, 1993.

______. Cosmopolitiques I, La Guerre des sciences, La Découverte/Les Empêcheurs de penser en rond, Paris, 1996a.

______. Cosmopolitiques II, L'invention de la mécanique, pouvoir et raison, Paris, La Découverte/Les Empêcheurs de penser en rond, 1996b.

______. Cosmopolitiques III, Thermodynamique, la rálité physique en crise, Paris, La Découverte/Les Empêcheurs de penser en rond, 1997a.

______. Cosmopolitiques IV, Mécanique quantique: la fin du rêve, Paris, La Découverte/Les Empêcheurs de penser en rond, 1997b.

______. Cosmopolitiques V, Au nom de la flèche du temps: le défi de Prigogine, Paris, La Découverte/Les Empêcheurs de penser en rond, 1997c.

______. Cosmopolitiques VII, Pour en Finir Avec la Tolérance, Paris, La Découverte/Les Empêcheurs de penser en rond, 1997d.

Downloads

Publicado

01-06-2020

Como Citar

Stengers, I., & Assunção, H. S. (2020). A Maldição da Tolerância. Revista De Antropologia Da UFSCar, 12(1), 393–400. https://doi.org/10.52426/rau.v12i1.343