Circo de Umbigo

arte e educação menstrual

Autores

  • Camila Matzenauer dos Santos UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14244/rau.v16i2.489

Palavras-chave:

Educação Menstrual, Arte Menstrual, Feminismo, Artes Circenses

Resumo

O presente relato descreve experiências com educação menstrual no interior do Rio Grande do Sul através do projeto “Rubra: Arte e Educação Menstrual”, realizados com financiamento de leis de incentivo públicas na área da cultura. Em diálogo com estudos feministas e outras educadoras e ativistas menstruais latinoamericanas, o projeto - que surgiu a partir de uma pesquisa de dissertação do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria - tem como enfoque a arte como ferramenta de transformação social e desde 2018 tem promovido diálogos sobre o tema em diversos espaços, como feiras, ONGs, conferências e festivais. Aqui, mais especificamente, serão abordadas ações do projeto “Circo de Umbigo”, através do qual têm sido desenvolvidas oficinas de bambolê e educação menstrual para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como formações para educadores, além de apresentações artísticas que abordam o tema de forma lúdica.

Referências

Junqueira, Mariana Rabelo. 2012. Da graça ao riso: contribuições de uma palhaça sobre a palhaçaria feminina. Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) – Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Lecoq, Jacques; Carasso, Jean‑Gabriel; Lallias, Jean‑Claude. 2010. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. Tradução: Cláudia Müller Sachs. São Paulo: Sesc São Paulo / Editora Senac.

Ramírez, Carolina. 2022. Educação menstrual emancipadora: um conceito e um modelo metodológico para a ação e a transformação. Disponível em: <https://escueladeeducacionmenstrual.com/educacion-menstrual-emancipadora-un-concepto-y-un-modelo-metodologico-para-la-accion-y-la-transformacion/>. Acesso em: 07 maio 2024.

Saxa, Kali. 2021. Arte e Estética Menstrual - Além do Sagrado Feminino - Kali Saxa. Entrevista concedida ao canal do youtube Círculo Místico. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GZE4ewEC6hs&t=162s. Acesso em: 02/02/2025

Spolin, Viola. 2001. Improvisação para o teatro. Tradução e revisão: Ingrid Dormien Koudela & Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva (6. ed.), 384 p.

UNICEF. 2021. No Brasil, milhões de meninas carecem de infraestrutura e itens básicos para cuidados menstruais. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/no-brasil-milhoes-de-meninas-carecem-de-infraestrutura-e-itens-basicos-para-cuidados-menstruais#:~:text=Almdeprivaodechuveiros,escolascomobanheirosesabonetes>. Acesso em: 18 janeiro 2025.

Xavier, Fernanda. 2024. Registro do espetáculo “Circo de Umbigo”. Acervo privado de fotografias - Umbigo de Bruxa.

Downloads

Publicado

17-01-2026

Como Citar

Santos, C. M. dos. (2026). Circo de Umbigo: arte e educação menstrual. Revista De Antropologia Da UFSCar, 16(2), 74–81. https://doi.org/10.14244/rau.v16i2.489

Edição

Seção

Dossiê Educação Menstrual na prática: vazando experiências em campo