Os saberes tradicionais e a escola:

aspectos da produção de conhecimento em materiais didáticos de autores indígenas

Autores

  • Igor Scaramuzzi

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v2i1.22

Palavras-chave:

História Indígena, educação escolar indígena, oralidade e escrita, conhecimentos tradicionais

Resumo

Nos últimos vinte anos as experiências de ensino formal desenvolvidas entre populações indígenas seguindo os preceitos do modelo "específico e diferenciado,” têm progressivamente se tornado importantes espaços de produção discursiva e de conhecimento, nas quais muitos grupos indígenas estão recriando através da escrita em línguas indígenas e em língua portuguesa suas formas de produzir e transmitir conhecimentos. Nestes processos os materiais didáticos são um dos produtos mais significativos. Enfatizando a produção de conhecimento que ocorre no âmbito da elaboração de materiais didáticos de professores/autores indígenas, o presente artigo possui o objetivo de analisar em um conjunto de dez materiais produzidos em cinco experiências de escolarização distintas, quatro aspectos fundamentais que compõem os processos de elaboração dos materiais didáticos: a procedência e as formas de
tratamento das fontes de informação; as concepções de escrita; as formas de construção das versões escritas a partir de fontes orais e documentais e, por fim, concepções e formas de uso da autoria.

Referências

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Direitos intelectuais indígenas, “cultura” e cultura. Uma perereca e outras histórias. In: CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Cultura com aspas. São Paulo, Cosac Naify, 2009.

EDUCADORES ÍNDIOS TUPINIKIM E GUARANI, MUGRABI, Edivanda (Org.) Os Tupinikim e Guarani contam... Vitória, Segunda Edição, 2005. (Publicação em português).

EDUCADORES ÍNDIOS TUPINIKIM E GUARANI, MUGRABI, Edivanda (Org.). Os Tupinikim e Guarani na luta pela terra. Brasília, MEC: SEF, 2001. (Publicação em português).

FERNANDO PALMEIRA, C (ORG). Kwata-Laranjal, História e Reconquista da Terra. Manaus, SEDUC-AM, 2002. (Publicação em português).

GALLOIS. D.T. Materializando saberes imateriais: experiências indígenas na Amazônia Oriental. Colóquio França- Brasil, Diversidade Cultural, BNF, 2005.

GOODY, J. Domesticação do pensamento selvagem. Lisboa, Editora Presença, 1988.

GRUPIONI, L.D.B. Olhar longe, porque o futuro é longe - cultura, escola e professores indígenas no Brasil. Tese de Doutorado- Departamento de Antropologia Social-FFLCH-USP, São Paulo,2009.

KAXINAWÁ, J. & MONTE, N. (Orgs.) Shenipabu Miyui: história dos antigos. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2000. (Publicação bilíngüe: português e língua Kaxinawá).

KAXINAWÁ, J.P.M. et.al. Índios no Acre. História e organização. Rio Branco, Comissão Pró-Índio do Acre, s.d. (Publicação em português).

KLEIMAN, A. Modelos de Letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org.) Os significados do letramento. Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, Mercado de Letras, 1995.

MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario. Para uma Ecologia da Escrita Indígena: A escrita Multimodal Kashinawá. In: SIGNORINI, I (Org). Investigando a relação entre Oral/Escrito, Campinas, Mercado das Letras, 2001 a. ______________. De estória à história: a escrita indígena no Brasil. Revista da Biblioteca Mario de Andrade, v. 59, 2001b.

ONG, W. Oralidade e cultura escrita. A tecnologização da palavra. Campinas, Papirus,1998.

PRICE, Richard. The First Time: the historical vision of an afro-american people. The John Hopkins University Press, 1983.

PROFESSORES DO PARQUE INDÍGENA DO XINGU & TRONCARELLI, M.C. Histórias de hoje e de antigamente. Brasília, ISA/MEC/RFN, 1999. (Publicação em português).

PROFESSORES DO PARQUE INDÍGENA DO XINGU & WÜRKER, E. Livro de História volume 1. Brasília, ISA/MEC/RFN, 1998. (Publicação em português).

PROFESSORES MAXACALI. Môndyxop ́ãgtux yôg tappet: o livro que conta as histórias de antigamente. Belo Horizonte, MEC/SEE-MG, 1998. (Publicação bilíngüe: língua maxacali e português).

PROFESSORES XACRIABÁ. O Tempo passa e a história fica. Belo Horizonte, MEC/SEE-MG, 1997. (Publicação em português).

SCARAMUZZI, I. De índios para índios: a escrita indígena da história. Dissertação de Mestrado- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

SOUZA, M.C. As propriedades da cultura no Brasil Central Indígena. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. V.32, 2006.

STREET, B. What`s new in New Literacy Studies? Critical approches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Educacion, Teachers College, Columbia University, Vol 5/2, 2003.

STREET, B. Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge, Cambridge University Press, 1993.

______. Literacy in theory and Practice. Cambridge, Cambridge University Press, 1984.

Downloads

Publicado

01-06-2010

Como Citar

Scaramuzzi, I. (2010). Os saberes tradicionais e a escola: : aspectos da produção de conhecimento em materiais didáticos de autores indígenas. Revista De Antropologia Da UFSCar, 2(1), 73–96. https://doi.org/10.52426/rau.v2i1.22