Antropologia e medicamentos

uma aproximação necessária

Autores

  • Rogério Lopes Azize

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v4i1.66

Palavras-chave:

medicamentos, antropologia

Resumo

É pressuposto da própria existência deste dossiê o de que as ciências sociais e humanas têm algo a dizer sobre a produção, os usos, a circulação, a divulgação e a regulamentação de medicamentos. Através de várias etapas, moléculas passam por processos de socialização, que podem ou não elevá-las ao estatuto de medicamento; e cada uma destas etapas oferece campo fértil e por vezes pouco explorado para/em pesquisas sócio-antropológicas. Passa da hora de se multiplicarem as pesquisas que pensam medicamentos; até porque medicamentos são bons para pensar, seja qual for sua área de atuação no campo da saúde e dos corpos  humanos (e não apenas humanos, como veremos).

Referências

AZIZE, Rogerio Lopes. A química da qualidade de vida: um olhar antropológico sobre o uso de medicamentos em classes médias urbanas brasileiras. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

_____. Notas de um “não-prescritor”: uma etnografia entre estandes da indústria farmacêutica no Congresso Brasileiro de Psiquiatria. In: Torquist, C. S.; Maluf, S. W. (orgs.) Gênero, saúde e aflição: abordagens antropológicas. Florianópolis:

Letras Contemporâneas, 2010.

CASTRO, Rosana. No fiel da balança: uma etnografia da regulamentação sanitária de medicamentos para emagrecer. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de Brasília. Brasília, 2012.

FLEISCHER, Soraya. Uso e Circulação de Medicamentos em um Bairro Popular Urbano na Ceilândia, DF. Saúde Soc. São Paulo, v.21, n.2, p.410-423, 2012.

Downloads

Publicado

01-06-2012

Como Citar

Azize, R. L. . (2012). Antropologia e medicamentos: uma aproximação necessária. Revista De Antropologia Da UFSCar, 4(1), 134–139. https://doi.org/10.52426/rau.v4i1.66

Edição

Seção

Dossiê Antropologia e Medicamentos