Os sonhos da criança Ava-guarani

circulação de saberes e autonomia da infância indígena através da participação na experiência onírica na aldeia Ocoy/Pr

Autores

  • Denize Refatti

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.277

Palavras-chave:

infância, sonhos, conhecimento, Ava-guarani, criança indígena

Resumo

Este artigo discute os modos como os Ava-guarani vivenciam a experiência do sonhar e os seus desdobramentos no cotidiano da aldeia Ocoy, localizada no oeste paranaense. Partindo do princípio de que as maneiras de experienciar os sonhos e suas interpretações não são universais, busca-se discutir principalmente sobre o modo como as crianças Ava-guarani vivenciam o onírico, enfatizando sua autonomia e participação neste universo, como aprendem a sonhar e o que aprendem com seus sonhos. Apresento uma breve discussão sobre a infância indígena e sobre o modo como as crianças são iniciadas na experiência do sonhar, a partir da análise de dois desenhos e de narrativas oníricas feitas por algumas crianças do Ocoy, durante minha pesquisa de mestrado. Destaca-se ainda que experiência onírica pode ser entendida enquanto fonte de conhecimento, uma vez que a atividade de sonhar para os Guarani é algo que se aprende e se ensina, ou seja, a experiência onírica é também um processo importante de transmissão de saberes, iniciado ainda na infância.

Referências

ALVARES, Myriam M. 2013. "Criança e transformação: os processos de construção de conhecimento". In: TASSINARI, Antonella, GRANDO, Beleni, ALBUQUERQUE, Marcos A. (orgs). Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas d infância, aprendizagem e escolarização. Florianópolis: Editora UFSC.

BARTOLOMÉ, Miguel & BARABAS, Alicia. 2013. Os sonhos e os dias: Xamanismo no México Atual. Revista Mana, v. 19 (1): 7-37.

CODONHO, Camila. 2009 “Entre brincadeiras e hostilidades: percepção, construção e vivência das regras de organização social entre as crianças indígenas galibi-marworno”, Revista Tellus, ano 9, n.17:137-161.

COHN, Clarice. 2000. "Crescendo como um Xikrin: uma análise da infância e do desenvolvimento infantil entre os Kayapó-Xikrin do Bacajá". Revista de Antropologia. vol.43(2): 195-222.

COHN, Clarice. 2009. Antropologia da criança. 2. ed. Rio de janeiro: Jorge Zahar.

GRAHAM, Laura R. 2018. Performance de Sonhos: Discursos de Imortalidade Xavante. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: 360.

GRANDO, Beleni S. 2004. Corpo e Educação: As relações Interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri. Tese de doutorado - Programa de pós graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina.

LANGDON, Esther Jean. 1999. "Representações do poder xamanístico nas narrativas dos sonhos Siona". Revista Ilha. n.0: 35-56.

MAUSS, Marcel. 2003. "As Técnicas do Corpo". In: Antropologia e Sociologia. São Paulo: Cosac & Naify.

MELO, Clarissa Rocha. 2008. Corpos que falam em Silêncio: Escola, Corpo e Tempo entre os Guarani. Dissertação de mestrado. PPGAS, Universidade Federal de Santa Catarina.

NUNES, A. 2002. "O lugar das crianças nos textos sobre sociedades indígenas brasileiras". In: SILVA, A. L.; MACEDO, A. V.; NUNES, A. Crianças indígenas, ensaios antropológicos. São Paulo: Mari/Fapesp/Global.

SANTOS-GRANERO, Fernando. 2006. "Vitalidades sensuais: Modos não corpóreos de sentir e conhecer na Amazônia indígena", Revista de Antropologia, v. 49 (1): 93-121.

SEARÁ & JESUS. 2016. "Práticas corporais no cotidiano de crianças guarani: ensino e aprendizagem a partir de brincadeiras". In: SILVEIRA N. H.; MELO C. R. e JESUS S. C. (org.). Diálogos com os Guarani: articulando compreensões antropológicas e indígenas. Santa Catarina, Editora da UFSC: 07-09.

TASSINARI, Antonella M.2008. "A educação escolar indígena no contexto da Antropologia brasileira". Revista Ilha, v.10 (1): 218-244.

______. 2009. "Múltiplas Infâncias: o que a criança indígena pode ensinar para quem já foi à escola ou A Sociedade contra a Escola". Comunicação apresentada no 33º Encontro da ANPOCS.

VARGAS, Juan C. N. 2007. "Sueño, Realidad y conocimiento: Noción del Sueño y Fenomenologia del soñar entre los Ette del norte de Colombia". Revista Antipoda, V.5: 293-315.

Downloads

Publicado

01-06-2019

Como Citar

Refatti, D. (2019). Os sonhos da criança Ava-guarani: circulação de saberes e autonomia da infância indígena através da participação na experiência onírica na aldeia Ocoy/Pr. Revista De Antropologia Da UFSCar, 11(1), 123–139. https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.277

Edição

Seção

Dossiê: Crianças e Infâncias Indígenas