Expropriação dos territórios kaiowá e guarani

Implicações nos processos de reprodução social e sentidos atribuídos às ações para reaver territórios - tekoharã

Autores

  • Levi Marques Pereira

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v4i2.80

Palavras-chave:

Guarani, Kaiowá, territórios, expropriação

Resumo

O presente artigo aborda aspectos do processo de expropriação dos territórios kaiowá e guarani, cujas comunidades foram obrigadas a se recolher em reservas a partir da segunda década do século XX. Tal recolhimento atingiu a maior parte da população e resultou em sérias dificuldades para a reprodução social de suas comunidades, com implicações que perduram até os dias atuais. O artigo aponta alguns dos problemas sociais decorrentes da vida em reserva e a maneira como as lideranças buscam superar essa condição adversa. A principal estratégia das lideranças tem sido a de buscar reaver seus territórios tradicionais, a partir da convicção de que em tais espaços _ denominados de tekoharã _ as famílias desenvolverão formas de convivência mais harmônicas e integradas ao modo correto de viver – teko katu.

Referências

BENITES, Tonico. A escola na ótica dos Ava Kaiowá: impactos e interpretações indígenas. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional, Rio de Janeiro, 2009.

BRAND, Antonio. J. O confinamento e seu impacto sobre os Paì-Kaiowá. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre. 1993.

______. O impacto da perda da terra sobre a tradição kaiowá/guarani: os difíceis caminhos da palavra. Tese (doutorado) – Programa de Pós Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre. 1997.

CORRÊA FILHO, Virgílio. Mato Grosso, 2a edição. Rio de Janeiro: Coeditora Brasílica, 1939.

MELIÀ, Bartomeu; GRUNBERG, Georg; GRÜNBERG, Friedl. Los Paî-Tavyterã: etnografia Guarani del Paraguai contemporâneo. Separata del Suplemento Antropológico de la Revista del Ateneo Paraguayo, Centro de Estudos Antropológicos de La Univerdad Católica, Assunción, v. 9, n. 1-2, 1976.

PEREIRA, Levi Marques. Parentesco e Organização Social Kaiowá. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas. 1999.

______. Imagens kaiowá do sistema social e seu entorno. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2004.

PIMENTEL, Spency Kmitta. Elementos para uma teoria política kaiowá e guarani. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2012.

ROSSATO, Veronice Lovato. Os resultados da escolarização entre os Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul: Será o letrao ainda um dos nossos? Dissertação (Mestrado) -Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande. 2002.

SCHADEN, E. Aspectos Fundamentais da Cultura Guarani, 30a Ed. São Paulo: EPU/EDUSP, [1962] 1974.

TOMÁS DE ALMEIDA, R. F. Do Desenvolvimento Comunitário à Mobilização Política: o Projeto Kaiowa-Ñandeva como Experiência Antropológica. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2001.

WATSON, James B. (1952), "Cayua culture change: a study in acculturation and methodology". American Anthropologist, memoir number 73, v. 54 (2/2).

Downloads

Publicado

01-12-2012

Como Citar

Pereira, L. M. . (2012). Expropriação dos territórios kaiowá e guarani: Implicações nos processos de reprodução social e sentidos atribuídos às ações para reaver territórios - tekoharã. Revista De Antropologia Da UFSCar, 4(2), 124–133. https://doi.org/10.52426/rau.v4i2.80

Edição

Seção

Dossiê Espaços em conflito: temas indígenas contemporâneos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)