Trajetória de luta árdua da articulação das lideranças Guarani e Kaiowá para recuperar os seus territórios tradicionais tekoha guasu

Autores

  • Tonico Benites

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v4i2.83

Palavras-chave:

Guarani, Kaiowá, territórios, luta política

Resumo

O objetivo deste artigo é explicitar a trajetória de reocupação (jeike jey) dos territórios tradicionais (tekoha guasu) executado pelas lideranças religiosas e políticas Guarani e Kaiowá. Articulado em rede, o movimento Guarani e Kaiowá, pela recuperação dos tekoha guasu desencadeou-se no seio da grande assembleia chamada Jeroky e Aty Guasu, a partir de meados de 1970, no sul do atual Estado de Mato Grosso do Sul.

Referências

BARBOSA DA SILVA, Alexandra. Mais além da ‘aldeia’: território e redes sociais entre os Guarani do Mato Grosso do Sul. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Museu Nacional, Rio de Janeiro. 2007.

BENITES, Tonico. A escolar indígena na ótica dos Ava Kaiowá: impactos e interpretações indígenas. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Museu Nacional, Rio de Janeiro. 2009.

BRAND, Antonio. O Impacto da Perda da Terra Sobre a Tradição Kaiowa/Guarani: Os difíceis Caminhos da Palavra. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em História , Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre. 1997.

ESTIGARRIBIA, A. M. V. Relatório da Inspetoria do Estado do Mato Grosso. SPI, Documentação do Museu do Índio, Rio de Janeiro. 1928.

MELIÀ, Bartomeu; GRUNBERG, Georg; GRÜNBERG, Friedl. Los Paî-Tavyterã: etnografia Guarani del Paraguai contemporâneo. Separata del Suplemento Antropológico de la Revista del Ateneo Paraguayo, Centro de Estudos Antropológicos de La Univerdad Católica, Assunción, v. 9, n. 1-2, 1976.

MONTEIRO, Maria Elisabeth B. Relatório e levantamento histórico sobre os índios Kaiowá situados no estado de Mato Grosso do Sul. Rio de Janeiro: Museu do índio, 1981.

MURA, Fabio. À procura do “bom viver”: território, tradição de conhecimento e ecologia doméstica entre os Kaiowá. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Museu Nacional, Rio de Janeiro. 2006.

PAULETTI, Maucir; FEENEY, Michael; SCHNEIDER, Nereu; MANGOLIM, Olívio. Povo Guarani e Kaiowá: uma história de luta pela terra no Estado de Mato Grosso do Sul. In: CIMI; CPI-SP; PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 3a REGIÃO (Orgs.). Conflitos de direitos sobre as terras Guarani Kaiowá no estado do Mato Grosso do Sul. São Paulo: Palas Athena, 2001. 487 p.

PEREIRA, Levi Marques. Parentesco e organização social kaiowá. Dissertação (mestrado) - Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1999.

SOUZA LIMA, Antonio Carlos de. Um grande cerco de paz: poder tutelar, indianidade e formação de Estado no Brasil. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes. 1995. 335p.

THOMAZ DE ALMEIDA, Rubem. O projeto Kaiowa-Ñandeva: uma experiência de etnodesenvolvimento junto aos Guarani-Kaiowa e Guarani-Ñandeva contemporâneos do MatoGrosso do Sul. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Museu Nacional, Rio de Janeiro. 1991.

Downloads

Publicado

01-12-2012

Como Citar

Benites, T. (2012). Trajetória de luta árdua da articulação das lideranças Guarani e Kaiowá para recuperar os seus territórios tradicionais tekoha guasu. Revista De Antropologia Da UFSCar, 4(2), 165–174. https://doi.org/10.52426/rau.v4i2.83

Edição

Seção

Dossiê Espaços em conflito: temas indígenas contemporâneos