Apresentação ao dossiê

Autores

  • Aline Fonseca Iubel
  • Nicole Soares-Pinto

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v9i1.177

Palavras-chave:

Antropologia da T/terra

Resumo

Este dossiê R@U, dedicado a refletir sobre diferentes concepções e perspectivas das/ sobre as T/terras, começou a ser concebido durante o 1° Seminário de Antropologias da T/terra, intitulado "Contra-antropologias da T/terra: incursões etnográficas e controvérsias públicas", ocorrido entre os dias 17 e 19 de agosto de 2016, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília. Aquele seminário reuniu pesquisas que apontavam para a diversidade e a originalidade dos modos indígenas de viver e ocupar a T/terra, de um lado, e a dificuldade em se abrir espaço no ordenamento jurídico contemporâneo e/ou em nossas ontologias majoritárias aos conceitos de T/terra implicados nas vidas daqueles coletivos. Alguns dos trabalhos apresentados e debatidos naquela ocasião compõem este dossiê.

Referências

CAPIBERIBE, Artionka M. & BONILLA, Oiara. 2015. A ocupação do Congresso: contra o quê lutam os índios? Estudos Avançados. Vol. 29, n. 83.

COELHO DE SOUZA, Marcela. BARBI, Rafael Costa e Santos; FERNANDES, Janaína; LIMA, Daniela; MOLINA, Luísa; OLIVEIRA, Ester; LEWANDOWSKI, Andressa; SANTOS, Julia; MIRAS, Júlia; SOARES-PINTO, Nicole. 2016. T/terras indígenas e territórios conceituais: incursões etnográficas e controvérsias públicas. Projeto de pesquisa. Brasília.

LATOUR, Bruno. 1994. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34.

STENGERS, Isabelle. 2015. No tempo das catástrofes. São Paulo: Cosac Naify.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo.s/d. Sobre a noção de etnocídio: com especial atenção ao caso brasileiro.

Downloads

Publicado

01-06-2017

Como Citar

Iubel, A. F., & Soares-Pinto, N. (2017). Apresentação ao dossiê. Revista De Antropologia Da UFSCar, 9(1), 7–13. https://doi.org/10.52426/rau.v9i1.177

Edição

Seção

Dossiê Antropologia das T/terras