O “convívio” em uma “cadeia dimenor”

um olhar sobre as relações entre adolescentes internados

Autores

  • Natasha Elbas Neri

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v3i1.48

Palavras-chave:

Adolescentes em conflito com a lei, internação, medida socioeducativa

Resumo

Este artigo analisa as relações entre os jovens em conflito com a lei internados em duas unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro, abordando-se as rivalidades, a distribuição de prestígio e a existência de estigmas e rótulos entre os internos. A partir de observação participante e entrevistas, foi possível analisar como os adolescentes se veem e se
classificam. Observou-se que, ao  mesmo tempo em que os jovens nutrem um ideal de igualdade de direitos do “coletivo” de internos, há a presença de rivalidades e de uma série de classificações que incidem sobre os internos e seus comportamentos, concedendo prestígio ou “moral” a alguns, e estigmatizando outros, que são alvo de “zoação”, “esculacho” e de espancamentos. Assim sendo, serão expostas as categorias utilizados pelos adolescentes para demarcar essas diferenças entre seus pares e a maneira como essas relações influenciam o cotidiano das unidades. 

Referências

BARBOSA, Antonio Rafael. As armas do crime: reflexões sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Civitas, Porto Alegre - RS, v. 1, n. 2, p. 165-180, 2001.

__________. Prender e dar fuga: biopolítica, sistema penitenciário e tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.

BECKER, Howard. Uma teoria da ação coletiva. Tradução de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977. 225 p.

BIONDI, Karina. Junto e misturado: uma etnografia do PCC. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2010. 245 p.

CECCHETO, Fátima Regina. Violência e estilos de masculinidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. 248 p.

COELHO, Edmundo Campos. A oficina do diabo: crise e conflito no sistema penitenciário do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1987. 173 p.

GOFFMAN, Erving. Estigma – Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. Rio de Janeiro: LTC, 2003. 158 p.

___________. Manicômios, prisões e conventos. Tradução de Dante Moreira Leite. São Paulo: Perspectiva, 2007. 312 p.

MARQUES, Adalton. Crime, proceder, convívio-seguro: um experimento antropológico a partir de relações entre ladrões. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, 2009.

MISSE, Michel. Malandros, marginais e vagabundos & a acumulação social da violência no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, 1999.

____________. Crime e violência no Brasil contemporâneo: estudos de sociologia do crime e da violência urbana. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006. 300 p.

____________. Notas sobre a sujeição criminal de crianças e adolescentes. In: PAIVA, Vanilda; SENTO SÉ, João T. (Orgs.). Juventude em conflito com a lei. Rio de Janeiro: Garamond, 2007, p. 191-200.

NERI, Natasha Elbas. “Tirando a cadeia dimenor”: a experiência da internação e as narrativas de jovens em conflito com a lei no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

RAMALHO, José Ricardo. O mundo do crime: a ordem pelo avesso. Edição on-line. Rio de Janeiro: Biblioteca Virtual de Ciências Humanas do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. 166 p.

SYKES, Gresham. The society of captives: a study of a maximum security prison. New Jersey: Princeton University Press, 1958. 144 p.

ZALUAR, Alba. Condomínio do diabo. Rio de Janeiro: Revan: UFRJ Editora, 1994. 278 p.

Downloads

Publicado

01-06-2011

Como Citar

Neri, N. E. (2011). O “convívio” em uma “cadeia dimenor”: um olhar sobre as relações entre adolescentes internados. Revista De Antropologia Da UFSCar, 3(1), 268–292. https://doi.org/10.52426/rau.v3i1.48

Edição

Seção

Dossiê Jovens em conflito com a lei