Caipora e outros conflitos ontológicos

Autores

  • Mauro W. Barbosa de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v5i1.85

Palavras-chave:

Economia política da natureza, entes não-naturais, relativismo, ontologias

Resumo

Decidi trazer reflexões ainda informes sobre uma economia política da natureza e de entes não-naturais. Essas considerações dão continuidade a uma crítica em andamento ao relativismo antropológico. Parte dessa crítica consiste no reconhecimento do conflito entre ontologias, bem como das áreas de acordo entre elas. Mas por que é que uma conversa sobre a economia política nos trópicos traz consigo a palavra ontologia em seu próprio título? Esta é a primeira pergunta.

Referências

ALMEIDA, Mauro William Barbosa de. Guerras Culturais e Relativismo Cultural. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 14, n. 41, p. 5-14, 1999.

_________. A ayahuasca e seus usos, In: Beatriz LABATE e Wladimyr S. ARAÚJO (orgs.), O Uso Ritual da Ayahausca, São Paulo, Fapesp e Mercado de Letras. 2002, p. 13-17.

_________. Relativismo antropológico e objetividade etnográfica. Campos. Revista de Antropologia Social. Curitiba, n. 3, p. 9-30, 2003.

ALMEIDA, Mauro William Barbosa de & PANTOJA, Mariana. Justiça Local nas Reservas Extrativistas. Raízes, Campina Grande, v. 23, nos. 1-2, p. 27-41, 2004.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985 [1970]. 127 p.

ALVES, Antônio. Artigos em Geral – Arqueologia do Recente (Livro Três). Rio Branco: Valcir, 2004.

BOHANNAN, Paul & CURTIN, Philip. Africa and Africans. Illinois: Waveland Press, 1995. 432 p.

BRENTANO, Franz. Psychologie du point de vue empirique. Paris: Vrin, 2008. 495 p.

CABALZAR, Aloisio (org.). O Manejo do Mundo. São Paulo: Instituto Socioambiental/FOIRN, 2010. 239 p.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela e ALMEIDA, Mauro Barbosa de (orgs.). Enciclopédia da Floresta: o Alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações. São Paulo: Cia. das Letras. 2002. 735 p.

CHEVALIER, Jacques M. Civilization and the Stolen Gift: Capital, Kin, and Cult in Eastern Peru. Toronto: University of Toronto Press, 1982. xvii +467 p.

DA COSTA, Newton. Lógica Indutiva e Probabilidade. São Paulo: Edusp e Hucitec, 1993. 89 p.

_________. Ensaio sobre os Fundamentos da Lógica. São Paulo: Hucitec, 1994. 254 p.

_________. O Conhecimento Científico. São Paulo: FAPESP e Discurso Editorial, 1997. 278 p.

DA COSTA, Newton C. A. & FRENCH, Stephen. Science and Partial Truth. Oxford: Oxford University Press, 2003. 272 p.

DA MATTA, Roberto. "Panema". In: Ensaios de Antropologia Estrutural. Petrópolis: Vozes. 1973, p. 63-92.

DASGUPTA, Partha & HEAL Geoffrey M. Economic Theory and Exhaustible Resources. Cambridge: Cambridge University Press, 1979. 516 p.

DEDEKIND, Richard. Essays on the theory of numbers. Mineola: Dover, 1963 [1888]. 115 p.

DESCOLA, Philippe. Par-delá nature et culture. Paris: Éditions Gallimard, 2005. 623 p.

DIAS, Carla de Jesus. Na floresta onde vivem brabos e mansos. Economia simbólica de acesso à natureza praticada na Reserva Extrativista do Alto Juruá – Acre. Dissertação de mestrado, Programa de Pós Graduação em Antropologia Social - Universidade Estadual de Campinas, 2004.

DIAS, Carla de Jesus; ALMEIDA, Mauro W. B. A floresta como mercado: caça e conflitos na Reserva Extrativista do Alto Juruá – Acre. Boletim Rede Amazônica, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 9-27, 2004.

DUHEM, Pierre. La théorie physique. Son objet, sa structure. Paris : Vrin, 2007 [1906]. 480 p.

FARAGE, Nádia. De ratos e outros homens: resistência biopolítica no Brasil moderno. In: Manuela Carneiro da Cunha: o lugar da cultura e o papel da antropologia. São Paulo: Azougue. 2011, p. 279-309.

FARAGE, Nádia. No collar-no-master. http://openanthcoop.net/press/2013/11/11/no-collar-no-master/GALVÃO, Eduardo. Santos e Visagens: um estudo da vida religiosa de Itá, baixo Amazonas. São Paulo: Editora Nacional, 1976. 202 p.

GIANNOTTI, José A. Origens da Dialética do Trabalho. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1966. 265 p.

_______________ . Trabalho e Reflexão. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983. 379 p.

GREGORY, Chris. Gifts and Commodities. Londres: Academic Press, 1982. 250 p.

HACKING, Ian. Historical Ontology. Cambridge: Harvard University Press, 2002. 288 p. (Ontologia Histórica. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2009. 306 p.).

HARTE, John. Consider a spherical cow: a course in environmental problems solving. Herndon: University Science Books, 1988. 283 p.

HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Tübingen: Niemeyer, 2001. 445 p.

HUME, David. A Treatise of Human Nature. Oxford: Clarendon Press, 1888. 709 p.

ICMBio. Plano de Manejo da Reserva Extrativista Cazumbá. Brasilia, 2007a.

ICMBio. Plano de Manejo da Reserva Extrativista de Cazumbá. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2007b. http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/resex_cazumba-iracema.pdf

KRAUSE, Décio. Newton da Costa e a Filosofia da Quase-Verdade. Principia, Florianópolis, v. 13, n.2, p. 105-28, 2003.

KUHN, Thomas. The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1962. 264 p.

LANNA, Marcos. Nota sobre Marcel Mauss e o ensaio sobre a dádiva. Revista de Sociologia Politícia, Curitiba, n. 14, p. 173-194, 2000.

LIMA, Deborah & PERALTA, Nelissa. O Desenvolvimento da Sustentabilidade e a Conjugação Socioambiental nas Reservas Mamirauá e Amanã. Sociedade e Ambiente, 2013 (no prelo).

LINCOLEO, José Quidel. La ideia de “Dios” y “Diablo” en el discurso ritual mapuche. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas, 2012.

LINDBERGH, S. M. Manual de Manejo de Fauna Silvestre. Série A Reserva Extrativista que Conquistamos, vol. 5. Brasilia, IBAMA. 2013. 112 p.

LUKACS, G. Prolegômenos para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2010 [1984]. 416 p.

MARTINI, André Luiz. Filhos do homem. A introdução da Piscicultura entre Populações Indígenas no Povoado de Iauaretê – Rio Uaupés. Dissertaçaõ de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas, 2008.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Werke, vol. 23. Berlin: Dietz Verlag, 1962. 802 p. (O Capital, vol.1. São Paulo: Nova Cultural, 1985. 301 p.).

MAUÉS, Raymundo Heraldo. A Ilha Encantada: medicina e xamanismo numa comunidade de pescadores. Belém: Universidade Federal do Pará, 1990. 271 p.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Edusp. 1974 [1923], 183-314.

MEINONG, A. Théorie de L ́objet et Présentation Personnelle. Paris, Vrin, 1999. 192p.

MEYERSON, Émile. De l’explication dans les les sciences. Paris: Payot, 1921. 243 p.

______________ . Du Cheminement de la Pensée. Paris : Vrin, 2011 [1931]. 160 p.

MUNN, Nancy. 1986. The fame of Gawa: a symbolic study of value transformation in a Massim (Papua New Guinea) Society. Cambridge: Cambridge University Press. 331 p.

NARANJO, Eduardo J. & BODMER, Richard. Source–sink systems and conservation of hunted ungulates in the Lacandon Forest, Mexico. Biological Conservation, Boston, v. 138, n. 3–4, p. 412–420, 2007.

NASH, June. We eat the mines and the mines eat us. New York: Columbia University Press, 1979. 363 p.

PEIRCE, C. S. Collected Papers, II. Elements of Logic. Cambridge: Harvard University Press, 1932. 535 p.

_________ . Collected Papers, V. Pragmatism and Pragmaticism. Cambridge: Harvard University Press, 1934. 944 p.

POSTIGO, Augusto. Penduraram as letras na parede da sala: oralidade e escrita entre seringueiros da floresta amazônica. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas, 2003.

_________. A terra vista do alto: usos e percepções acerca do espaço entre os moradores ro rio Bagé, Acre. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas, 2010.

QUINE, Willard Van Orman. From a logical point of view: logico-philosophical views. Cambridge: Harvard University Press, 1953 [1948]. 184 p.

_________. Word and Object (Studies in Communication). Cambridge: The MIT Press, 1960. 309 p.

_________. Ontological Relativity and Other Essays. New York: Columbia University Press, 1969. 165 p.

RAMOS, Rossano M. Estratégia de caça e uso de fauna na Reserva Extrativista do Alto Juruá-AC. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), 2005.

REICHEL-DOLMATOFF, Gerardo. Cosmology as ecological analysis: A view from the rain forest. Man, Londres, n. 11, v. 3, p. 307-318, 1976.

ROBINSON, John G. & REDFORD, Kent H. (Orgs.). Neotropical Wildllife Use and Conservation. Chicago: The University of Chicago Press, 1991. 451 p.

_________. Measuring the sustainability of hunting in tropical forests. Oryx, Cambridge, v. 28, p. 249-256, 1994.

Downloads

Publicado

01-06-2013

Como Citar

Almeida, M. W. B. de. (2013). Caipora e outros conflitos ontológicos. Revista De Antropologia Da UFSCar, 5(1), 7–28. https://doi.org/10.52426/rau.v5i1.85